A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO
Palavras-chave:
Análise do Discurso, filosofia, ideologia
Resumo
O presente artigo objetiva analisar três fragmentos extraídos da nossa pesquisa de mestrado em Educação Brasileira (UFAL), em uma escola pública do ensino médio de Maceió/AL. De acordo com as entrevistas abertas feitas a dois alunos e a uma professora da disciplina de filosofia, chegamos a seguintes conclusões sobre a pergunta – O que é Filosofia? – nos quais esses sujeitos da Educação se mantiveram unânimes a reprodução da ideologia da representação do capitalismo através da alienação. Tal incursão levou-nos a fazer uma leitura discursiva dos fragmentos analisados e desdobrá-los, de maneira pontual, sobre a ótica historial do processo de exclusão e inclusão da disciplina de filosofia no ensino médio.
Publicado
2020-10-27
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, Y. A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 5, n. 1, p. 638-647, 27 out. 2020.
Edição
Seção
Artigos
