A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO
Abstract
O presente artigo objetiva analisar três fragmentos extraídos da nossa pesquisa de mestrado em Educação Brasileira (UFAL), em uma escola pública do ensino médio de Maceió/AL. De acordo com as entrevistas abertas feitas a dois alunos e a uma professora da disciplina de filosofia, chegamos a seguintes conclusões sobre a pergunta – O que é Filosofia? – nos quais esses sujeitos da Educação se mantiveram unânimes a reprodução da ideologia da representação do capitalismo através da alienação. Tal incursão levou-nos a fazer uma leitura discursiva dos fragmentos analisados e desdobrá-los, de maneira pontual, sobre a ótica historial do processo de exclusão e inclusão da disciplina de filosofia no ensino médio.
						Published
					
					
						2020-10-27
					
				
							How to Cite
						
						Gomes dos Santos, Y. (2020). A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCURSO. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 638-647. Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1525
						Issue
					
					
				
							Section
						
						
							Artigos
						
					
							
							