Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word(desde que não ultrapasse os 3MB).
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
-
O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega aspas em vez de itálico e sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Declaro que a identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e das propriedades do documento, assegurando a avaliação pelos pares cega.
Diretrizes para Autores
Já possui
um login/senha de acesso à revista EDUCTE?
Não tem
login/senha?
O
cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são
obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo
editorial em curso.
Diretrizes
para Autores
A revista
EDUCTE do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),
publica artigos inéditos, resenhas, entrevistas e traduções (de
artigos ou capítulos de livros) de interesse para todas as linhas de pesquisa
que estejam vinculadas a cursos oferecidos pelo IFAL, bem como as áreas de
Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências
Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Letras, Linguística e Artes. Os
originais devem ser escritos por pesquisadores vinculados a instituições de
ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos poderão ser
redigidos em português, inglês ou espanhol.
Para
artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, com suas
correspondentes versões em inglês ou espanhol precedem o texto. Para artigos
escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE devem ser escritos
no idioma do artigo; esses mesmos elementos, que precedem o texto, deverão
ganhar uma versão em português.
Condições
para submissão
Como
parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a
conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As
submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos
autores.
1.
Um(a) mesmo(a) autor(a) poderá publicar e submeter
mais de um artigo/resenha no mesmo número da revista EDUCTE, seja
na condição de autor(a) ou de coautor(a).
2.
Apresentação dos trabalhos
Todas as
colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de
EDUCTE. Os metadados deverão ser preenchidos nos locais adequados do formulário
de submissão com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) (no máximo 4),
último grau acadêmico, instituição em que trabalha(m) e e-mail.
Importante:
Não colocar nomes dos autores ou de suas instituições no corpo do trabalho. Os
coautores deverão ser informados no ato da submissão, no botão "incluir
autor", não sendo possível inseri-los posteriormente.
Preparação dos originais
Apresentação
Deve ser
em folha A4, com extensão máxima de 20 (vinte) (cerca de 7.000 palavras) e
mínima de 10 (dez) páginas (cerca de 3.400 palavras) fonte Times New Roman,
tamanho 12 e entrelinha com espaço um e meio. O corpo do texto deve estar
sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens), as
páginas não devem estar numeradas, com margens superior e inferior: 3 cm;
margens esquerda e direita: 2,5 cm. Notas de rodapé e legendas fonte tamanho
10. Seções do artigo fonte tamanho 12 em maiúsculas e em negrito, alinhadas à
esquerda. Não são numeradas.
Estrutura
do trabalho
(i)
Título
O título
deve vir centralizado, com inicial em maiúscula e em negrito, fonte Times New
Roman tamanho 14. Na linha abaixo, deve ser inserido o título em língua
estrangeira, com a mesma configuração.
(ii) Identificação do/a(s) autor/a(s)
Os
autores/coautores deverão ser mencionados no local apropriado no Formulário de
Submissão para assegurar avaliação cega, no site da EDUCTE. Não inserir
qualquer identificação no arquivo submetido. No corpo do texto, caso seja
mencionada obra de autoria do autor/coautor, esta não poderá ser identificada.
(iii)
Resumo e Palavras-chave
No caso
de artigo, apresentar um resumo justificado de, no máximo 250 palavras, em português
e em inglês, obrigatoriamente. Deve-se apresentar o problema, solução e
conclusões da pesquisa. Indique, após ambos os resumos, 03 (três)
palavras-chave, em português, em inglês ou espanhol, que descrevam a essência
do assunto tratado, visando a indexação. Separe as palavras-chave por ponto (.)
e evite palavras do título. A fonte deve ser a mesma do corpo do texto (Times
New Roman), tamanho 11, alinhamento justificado, com recuo de margem esquerda e
direita de 1 cm.
(vii) Corpo do texto
O corpo
do texto inicia-se duas linhas abaixo da versão das palavras-chave. O único
recurso tipográfico de indicação de caracteres no corpo do texto será
o itálico, exceto nas referências.
Citação
no texto: Na citação direta, o autor deve ser citado entre
parênteses pelo sobrenome, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data
de publicação e página. Ex.: (PEREIRA, 2013, p. 20). Quando a citação for
indireta, o sobrenome do autor virá apenas com a primeira letra maiúscula.
Citações
longas devem ter recuo de 4,0 cm, espaçamento simples entre linhas e fonte
tamanho 11. Devem apresentar-se sempre, da seguinte forma: texto sem o ponto
final, abre parêntesis, sobrenome do autor em maiúscula, ano e página (como na
instrução acima), fecha parêntesis e ponto final.
Notas de
rodapé: As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman,
tamanho 10 e devem restringir-se ao estritamente necessário para
esclarecimentos.
Ilustrações: Compreendem
figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos e
fotografias. Elas devem ter resolução de 300 dpi, ser
centralizadas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, identificadas
com título ou legenda (fonte 10, centralizada). A legenda deve ser inserida
acima das ilustrações, centralizada e separada por dois pontos (Ex: Figura 1:
...). Sua fonte deve constar sempre, imediatamente após a ilustração, mesmo que
seja oriunda do próprio autor.
(viii) Subtítulos
Subtítulos
correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do(s)
autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração
ou adentramento.
(x)
Referências
Sob o
subtítulo Referências alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser mencionadas em ordem alfabética e
cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, duas
linhas abaixo dos Agradecimentos ou da última parte do trabalho.
Exemplos
de referências:
1)
livro:
COSTA
VAL, M. G. Redação e Textualidade. S. Paulo, Martins Fontes. 1991.
1.1) livro com
subtítulo:
ANTUNES.
M.I.C.M. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. São Paulo:
Parábola Editorial, 2009.
1.2)
livro com edição, tradutor (caso seja inserido) ou ano de publicação original
(opcional):
FOUCALT,
M. A ordem do discurso. 11. ed. Tradução: Laura Fraga de
Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004 [1970].
1.3)
livro com mais de um autor:
TARGINO, M.
das G.; SILVA, E. M. P.; SANTOS, M. F. P. Alfabetização e Letramento:
múltiplas perspectivas. Teresina: EDUFPI, 2017.
2)
capítulo de livro:
ROSENFELD,
Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO,
Antonio et al. (org.). A personagem de
ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
3) artigo
publicado em periódico:
BEVILAQUA,
R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e
confluências. RevLet - Revista Virtual de Letras, v.
05, nº 01, jan./jul, 2013.
BOMFANTE,
Z.. A concepção de texto e discurso para semiótica
social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Revista Gatilho (PPGL/
UFJF), v. 13, p. 8, 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf.> Acesso em: 17
set. 2016.
Obs: caso
informada a página web onde o artigo se encontra disponível, inserir
após a referência: Disponível em (sem as entradas "< >").
Acesso em: xxxxx.
4)
dissertação ou tese:
RODRIGUES,
M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação
(Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.
5) documento eletrônico
WILLMS, Kristen. Exploring dream country: literary critique
of Neil Gaiman's “Sandman”. Disponível
em: https://hobbylark.com/fandoms/Exploring-Dream-Country-Literary-Critique-of-Neil-Gaimans-Sandman.
Acesso em: 10 set. 2018.
Para os
casos omissos, as referências devem seguir a NBR 6023:2018 da ABNT.
3.
Outras instruções
Aprovação
do Comitê de Ética em Pesquisa
Os
trabalhos submetidos devem mencionar, em nota de rodapé, a aprovação pelo
Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem, quando for o caso, bem como
a afirmação de que todos os sujeitos envolvidos (ou seus responsáveis)
assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no caso de pesquisas
envolvendo pessoas ou animais (assim como levantamentos de prontuários ou
documentos de uma instituição).
Transferência
de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o
artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o(s)
autor(es) AUTORIZA(M) o IFAL a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista EDUCTE,
entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação"
conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei
9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), sendo permitidas no site da Revista
EDUCTE.
4.
Antes de completar a submissão, certifique-se de
que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção
Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista,
caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções
disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
A revisão
ortográfica e normalização é de inteira responsabilidade dos autores. A EDUCTE
reserva-se ao direito de rejeitar trabalhos enviados fora das configurações
exigidas, bem como aqueles que não atendam às exigências textuais do gênero
acadêmico, inclusive de correção gramatical e ortográfica.
5. O(s)
autor(es) declara(m) ciência e concorda(m) que a revista EDUCTE se reserva ao
direito de rejeitar e arquivar o manuscrito após análise prévia, por razões
como: inadequação a uma ou mais normas, fuga ao escopo da revista, estrutura
inadequada, ausência de originalidade ou de ineditismo na análise, bem como
outros motivos, ainda que de ordem subjetiva.