O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word(desde que não ultrapasse os 3MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega aspas em vez de itálico e sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Declaro que a identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e das propriedades do documento, assegurando a avaliação pelos pares cega.

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 Diretrizes para Autores

A revista EDUCTE do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), publica artigos inéditos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções (de artigos ou capítulos de livros) de interesse para todas as linhas de pesquisa que estejam vinculadas a cursos oferecidos pelo IFAL, bem como as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Letras, Linguística e Artes.  Os originais devem ser escritos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol.  

Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, com suas correspondentes versões em inglês ou espanhol precedem o texto. Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE devem ser escritos no idioma do artigo; esses mesmos elementos, que precedem o texto, deverão ganhar uma versão em português. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

1.     Um(a) mesmo(a) autor(a) poderá publicar e submeter mais de um artigo/ensaio/resenha no mesmo número da revista EDUCTE, seja na condição de autor(a) ou de coautor(a).

2.     Apresentação dos trabalhos

Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de EDUCTE. Os metadados deverão ser preenchidos nos locais adequados do formulário de submissão com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) (no máximo 4), último grau acadêmico, instituição em que trabalha(m) e e-mail. 

Importante: Não colocar nomes dos autores ou de suas instituições no corpo do trabalho. Os coautores deverão ser informados no ato da submissão, no botão "incluir autor", não sendo possível inseri-los posteriormente.

Preparação dos originais
Apresentação

Deve ser em folha A4, com extensão máxima de 20 (vinte) (cerca de 7.000 palavras) e mínima de 10 (dez) páginas (cerca de 3.400 palavras) fonte Times New Roman, tamanho 12 e entrelinha com espaço um e meio. O corpo do texto deve estar sempre justificado (com alinhamento à direita e esquerda das margens), as páginas não devem estar numeradas, com margens superior e inferior: 3 cm; margens esquerda e direita: 2,5 cm. Notas de rodapé e legendas fonte tamanho 10. Seções do artigo fonte tamanho 12 em maiúsculas e em negrito, alinhadas à esquerda. Não são numeradas.

Estrutura do trabalho

 (i) Título

O título deve vir centralizado, com inicial em maiúscula e em negrito, fonte Times New Roman tamanho 14. Na linha abaixo, deve ser inserido o título em língua estrangeira, com a mesma configuração.

(ii) Identificação do/a(s) autor/a(s)

Os autores/coautores deverão ser mencionados no local apropriado no Formulário de Submissão para assegurar avaliação cega, no site da EDUCTE. Não inserir qualquer identificação no arquivo submetido. No corpo do texto, caso seja mencionada obra de autoria do autor/coautor, esta não poderá ser identificada.

(iii) Resumo e Palavras-chave

No caso de artigo, apresentar um resumo justificado de, no máximo 250 palavras, em português e em inglês, obrigatoriamente. Deve-se apresentar o problema, solução e conclusões da pesquisa. Indique, após ambos os resumos, 03 (três) palavras-chave, em português, em inglês ou espanhol, que descrevam a essência do assunto tratado, visando a indexação. Separe as palavras-chave por ponto (.) e evite palavras do título. A fonte deve ser a mesma do corpo do texto (Times New Roman), tamanho 11, alinhamento justificado, com recuo de margem esquerda e direita de 1 cm.

(vii) Corpo do texto

O corpo do texto inicia-se duas linhas abaixo da versão das palavras-chave. O único recurso tipográfico de indicação de caracteres no corpo do texto será o itálico, exceto nas referências.

Citação no texto: Na citação direta, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página. Ex.: (PEREIRA, 2013, p. 20). Quando a citação for indireta, o sobrenome do autor virá apenas com a primeira letra maiúscula.

Citações longas devem ter recuo de 4,0 cm, espaçamento simples entre linhas e fonte tamanho 11. Devem apresentar-se sempre, da seguinte forma: texto sem o ponto final, abre parêntesis, sobrenome do autor em maiúscula, ano e página (como na instrução acima), fecha parêntesis e ponto final.

Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10 e devem restringir-se ao estritamente necessário para esclarecimentos.

Ilustrações: Compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos e fotografias. Elas devem ter resolução de 300 dpi, ser centralizadas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, identificadas com título ou legenda (fonte 10, centralizada). A legenda deve ser inserida acima das ilustrações, centralizada e separada por dois pontos (Ex: Figura 1: ...). Sua fonte deve constar sempre, imediatamente após a ilustração, mesmo que seja oriunda do próprio autor.

(viii) Subtítulos

Subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho, referenciados a critério do(s) autor(es), devem estar alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração ou adentramento.

(x) Referências

Sob o subtítulo Referências alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, devem ser mencionadas em ordem alfabética e cronológica, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto, duas linhas abaixo dos Agradecimentos ou da última parte do trabalho.

 Exemplos de referências:

1)    livro:

COSTA VAL, M. G. Redação e Textualidade. S. Paulo, Martins Fontes. 1991.

1.1)  livro com subtítulo:

ANTUNES. M.I.C.M. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

1.2) livro com edição, tradutor (caso seja inserido) ou ano de publicação original (opcional):

FOUCALT, M. A ordem do discurso. 11. ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004 [1970].

1.3) livro com mais de um autor:

TARGINO, M. das G.; SILVA, E. M. P.; SANTOS, M. F. P. Alfabetização e Letramento: múltiplas perspectivas. Teresina: EDUFPI, 2017.

2) capítulo de livro:

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. (org.). A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

3) artigo publicado em periódico:

BEVILAQUA, R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet - Revista Virtual de Letras, v. 05, nº 01, jan./jul, 2013.

BOMFANTE, Z.. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Revista Gatilho (PPGL/ UFJF), v. 13, p. 8, 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf.> Acesso em: 17 set. 2016.

Obs: caso informada a página web onde o artigo se encontra disponível, inserir após a referência: Disponível em (sem as entradas "< >"). Acesso em: xxxxx.

4) dissertação ou tese:

RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.

5) documento eletrônico

WILLMS, Kristen. Exploring dream country: literary critique of Neil Gaiman's “Sandman”. Disponível em: https://hobbylark.com/fandoms/Exploring-Dream-Country-Literary-Critique-of-Neil-Gaimans-Sandman. Acesso em: 10 set. 2018.

Para os casos omissos, as referências devem seguir a NBR 6023:2018 da ABNT.

 

3.     Outras instruções

Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

Os trabalhos submetidos devem mencionar, em nota de rodapé, a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem, quando for o caso, bem como a afirmação de que todos os sujeitos envolvidos (ou seus responsáveis) assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, no caso de pesquisas envolvendo pessoas ou animais (assim como levantamentos de prontuários ou documentos de uma instituição).

 Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação

Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, JÁ FICA ACORDADO QUE o(s) autor(es) AUTORIZA(M) o IFAL a reproduzi-lo e publicá-lo na Revista EDUCTE, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O ARTIGO poderá ser acessado tanto pela rede mundial de computadores (www – Internet), sendo permitidas no site da Revista EDUCTE.

4.     Antes de completar a submissão, certifique-se de que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

A revisão ortográfica e normalização é de inteira responsabilidade dos autores. A EDUCTE reserva-se ao direito de rejeitar trabalhos enviados fora das configurações exigidas, bem como aqueles que não atendam às exigências textuais do gênero acadêmico, inclusive de correção gramatical e ortográfica.

5.     O(s) autor(es) declara(m) ciência e concorda(m) que a revista EDUCTE se reserva ao direito de rejeitar e arquivar o manuscrito após análise prévia, por razões como: inadequação a uma ou mais normas, fuga ao escopo da revista, estrutura inadequada, ausência de originalidade ou de ineditismo na análise, bem como outros motivos, ainda que de ordem subjetiva.

 

Normas de Submissão

 

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.