El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

Modalidades aceitas

Artigo científico: textos acadêmico/científico que apresenta resultados de pesquisas originais ou discussões teóricas fundamentadas, com o objetivo de divulgar conhecimentos novos ou aprofundar o entendimento de determinado tema.
Extensão: de 12 a 20 páginas, incluindo referências.

Relato de experiência: texto acadêmico/científico que descreve de forma crítica a execução de uma prática, projeto ou ação, compartilhando aprendizados, desafios e reflexões sobre ela.
Extensão: de 10 a 15 páginas, incluindo referências.

Formatação básica do manuscrito

Fonte: Arial, tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Margens: 2,5 cm em todos os lados.

Alinhamento: texto justificado.

Parágrafos: primeira linha com recuo de 1,25 cm.

Citações e referências: conforme ABNT NBR 10520:2023 (citações) e NBR 6023:2018 (referências).

Estrutura do artigo/relato

Todos os textos devem conter, nesta ordem:

  1. Título em português (centralizado, em negrito e caixa alta)

  2. Título em inglês (centralizado, em itálico e caixa alta)

  3. Resumo (em português e em inglês, até 200 palavras)

  4. Palavras-chave (de 3 a 5)

  5. Introdução

  6. Referencial teórico (pode estar integrada à introdução em relatos de experiência)

  7. Metodologia

  8. Resultados e discussão

  9. Considerações finais

  10. Agradecimentos (opcional)

  11. Referências

Orientações sobre identificação de autoria

O texto submetido não deve conter nome de autores, instituição, e-mails ou qualquer informação que permita a identificação direta ou indireta da autoria. Esses dados deverão ser informados exclusivamente no momento da submissão, nos campos apropriados da plataforma. 4 (quatro) é o número máximo de autores por trabalho, sendo que casos excepcionais, devidamente justificados, poderão ser analisados pelo Comitê Editorial da Educte.

Importante

1. As submissões não devem incluir dados pessoais nem imagens de participantes da pesquisa, salvo nos casos em que houver parecer ético aprovado. Caso o manuscrito contenha imagens de equipe executora ou participantes, ainda que de costas ou com o rosto desfocado, é obrigatória a apresentação de termo de autorização individual a cada pessoa retratada.

2. No momento da submissão, informe corretamente a instituição/filiação. A titulação acadêmica deve ser informada no campo "minibiografia" de cada autor.

Ética em pesquisa

Para pesquisas envolvendo seres humanos, animais ou material geneticamente modificado, é responsabilidade do(s) autor(es):

a) Obter aprovação prévia no órgão competente (CEP/Conep ou CEUA);
b) Garantir consentimento formal das pessoas envolvidas, quando aplicável;
c)  Indicar, quando houver, o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) em nota de rodapé, na primeira página do manuscrito.

Manuscritos derivados de projetos de pesquisa ou extensão devem incluir obrigatoriamente o servidor coordenador/responsável pelo projeto ou possuir autorização formal deste para submissão.

Documentos obrigatórios para submissão

1. Texto completo do artigo/relato SEM identificação de autoria, conforme o template [Clique aqui para baixar]

2. Declaração de originalidade, cessão de direitos autorais e responsabilidade ética [Clique aqui para baixar]

Documento obrigatório para o envio da versão final (após o aceite do manuscrito)

1. Carta-resposta [Clique aqui para baixar]
O documento deve ser encaminhado juntamente com a versão final do manuscrito, nos casos em que o texto tenha sido aceito com correções obrigatórias. A carta-resposta deve estar em formato PDF e ser assinada, via Gov.br, por todas/os as/os autoras/es.

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.