ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI

  • Alexsandra Dué da Silva UFAL
  • Ana Paula de Arruda Carvalho UFAL
  • Eduardo Daniel Moraes dos Santos UFAL
  • Karinne Oliveira Coelho UFAL
  • Michelle Vieira Andrade UFAL
Palavras-chave: Diagnóstico, Atividade física, Ensino Médio

Resumo

Este artigo visa identificar o nível de atividade física dos alunos dos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Este objetivo foi alcançado através da análise diagnóstica dos adolescentes novatos do Ifal Câmpus Maragogi e verificou o envolvimento dos mesmos com a prática de atividades físicas e esportes. Trata-se de estudo de caráter quantitativo o instrumento utilizado contêm 7 questões realizadas na sala de aula no primeiro momento de contato com as turmas. A amostra pesquisa foi composta por 171 alunos devidamente matriculados nos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Foi constatado que 51% dos alunos não realizam nenhuma atividade física regular. Além disso, cerca de 58% da amostra total já participaram de equipes esportivas em algum ano escolar. Quanto à predileção esportiva foi constatado que os esportes de destaque foram o vôlei (28%) e futebol (27%). Por fim, é necessária uma maior conscientização dos alunos quanto a prática regular de atividade física dentro e fora do campus. Não apenas centralizando suas atividades nas aulas de Educação Física, mas também mudando o seu estilo de vida com hábitos ativos diários.

Biografia do Autor

Alexsandra Dué da Silva, UFAL
Mestrado em CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE (UGF). Graduação em Educação Física (UFAL).
Ana Paula de Arruda Carvalho, UFAL
Mestrado profissional em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade (UGF). Graduação em Licenciatura Plena (Estácio FAL).
Karinne Oliveira Coelho, UFAL
Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade (UGF). Graduação em Educação Física (UFAL).
Michelle Vieira Andrade, UFAL
Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade (UGF). Graduação em Educação Física (UFAL).
Publicado
2020-10-28
Como Citar
DUÉ DA SILVA, A.; DE ARRUDA CARVALHO, A. P.; MORAES DOS SANTOS, E. D.; OLIVEIRA COELHO, K.; VIEIRA ANDRADE, M. ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 6, n. 1, p. 704-714, 28 out. 2020.
Seção
Artigos