ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI
Abstract
Este artigo visa identificar o nível de atividade física dos alunos dos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Este objetivo foi alcançado através da análise diagnóstica dos adolescentes novatos do Ifal Câmpus Maragogi e verificou o envolvimento dos mesmos com a prática de atividades físicas e esportes. Trata-se de estudo de caráter quantitativo o instrumento utilizado contêm 7 questões realizadas na sala de aula no primeiro momento de contato com as turmas. A amostra pesquisa foi composta por 171 alunos devidamente matriculados nos primeiros anos do ensino médio e técnico do IFAL Campus Maragogi. Foi constatado que 51% dos alunos não realizam nenhuma atividade física regular. Além disso, cerca de 58% da amostra total já participaram de equipes esportivas em algum ano escolar. Quanto à predileção esportiva foi constatado que os esportes de destaque foram o vôlei (28%) e futebol (27%). Por fim, é necessária uma maior conscientização dos alunos quanto a prática regular de atividade física dentro e fora do campus. Não apenas centralizando suas atividades nas aulas de Educação Física, mas também mudando o seu estilo de vida com hábitos ativos diários.
Published
2020-10-28
How to Cite
DUÉ DA SILVA, A.; DE ARRUDA CARVALHO, A. P.; MORAES DOS SANTOS, E. D.; OLIVEIRA COELHO, K.; VIEIRA ANDRADE, M. ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO IFAL CAMPUS MARAGOGI. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 6, n. 1, p. 704-714, 28 Oct. 2020.
Issue
Section
Artigos
