UMA ONTOLOGIA PARA O MAPA DE CONTEÚDOS E O MAPA DE DEPENDÊNCIAS

Resumen

Este artigo apresenta a proposta de uma ontologia para representar o Mapa de Conteúdos e o Mapa de Dependências: duas ferramentas pedagógicas, cujo processo de criação é uma metodologia de planejamento de disciplina. O Mapa de Conteúdo que é uma ferramenta que possibilita apresentar a disciplina ou curso através de uma visualização gráfica dos conteúdos e das relações existentes entre os mesmos e do Mapa de Dependências que é uma ferramenta formada por um conjunto de objetivos educacionais relacionados entre si, por meio da hierarquia definida pela Taxionomia de Bloom, apresentados de forma gráfica e por um conjunto de comportamentos necessários para alcançar esse objetivo. O objetivo desta ontologia é fornecer um modelo de representação computacional dessas ferramentas, possibilitando sua reutilização, o compartilhamento do conhecimento e evitar interpretações ambíguas.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Pereira da Silva
Mestrado em Ciência da Computação (UERN). Graduação em Ciência da Computação (UERN).
Rommel Wladimir de Lima
Doutorado em Engenharia Elétrica (UFRN). Mestrado em Sistemas e Computação (UFRN). Graduação em Ciências da Computação (UFRN).
Publicado
2014-08-04
Cómo citar
Silva, M. das G. P. da, & Lima, R. W. de. (2014). UMA ONTOLOGIA PARA O MAPA DE CONTEÚDOS E O MAPA DE DEPENDÊNCIAS. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/46
Sección
Artigos