AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO GUIA DE TURISMO NA REDE FEDERAL TÉCNICA NO BRASIL

Resumen

Este estudo investigou as competências do guia de turismo no Brasil a partir dos cursos de formação técnica. Objetivou-se compreender através de uma revisão de literatura as competências profissionais do guia de turismo na rede federal técnica no Brasil. A metodologia do trabalho consistiu em pesquisa documental do tipo qualitativa e descritiva, a partir de pesquisa bibliográfica onde se consultou o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, a Lei nacional nº 8.623/93 e os referidos Projetos de Cursos. Como recorte foi feita uma leitura somente dos cursos ofertados pela Rede Federal Técnica (Institutos Federais), contemplando os cursos nas modalidades integrada, concomitante, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Subsequente, sendo eles presenciais ou à distância (EAD). Os resultados apontaram que as competências do guia de turismo estão contempladas parcialmente nos cursos ofertados pela Rede Federal, sendo que algumas extrapolam o ofício de um guia de turismo com formação técnica de nível médio, outras, estão incompletas, com um currículo divergente entre os Campi, o que nos leva a concluir que tais Projetos precisam ser revistos, sendo, portanto, alguns reformulados, para uma maior coesão.

Biografía del autor/a

Monique de Oliveira Serra, ifma
Mestrado em Educação (UFMA). Graduação em Licenciatura em Formação Pedagógica (IFMA).
Publicado
2021-11-11
Cómo citar
de Oliveira Serra, M., & Costa, D. (2021). AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO GUIA DE TURISMO NA REDE FEDERAL TÉCNICA NO BRASIL. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 12(1), 1627 a 1646. Recuperado a partir de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1912
Sección
Artigos