P³ BL: UM MODELO PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DE PROBLEMAS E PROJETOS AUTÊNTICOS.
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo investigar um modelo para aplicação da aprendizagem por projetos no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico referente aos fundamentos da aprendizagem ativa, seguida por um foco na aprendizagem por projetos e o movimento da aprendizagem baseada em competências. Neste sentido, o projeto teve como visão um modelo educacional que considere as competências do século XXI: o trabalho em equipe, aprendizado autodirigida (autonomia), proatividade, espírito de colaboração, comprometimento, entre outros, e como os mesmos podem ser desenvolvidos. Desta forma, propomos uma plataforma que venha a refletir este modelo de aprendizagem. Assim, este projeto teve afinidade com o projeto ALEX(Active Learning EXperience), onde foram desenvolvidos uma versão inicial do protótipo da plataforma e do modelo aqui desenhado no projeto. Portanto, apresentamos aqui os resultados alcançados do protótipo e das ideias desenvolvidas no decorrer desta pesquisa. Como resultado, realizamos a concepção de um modelo estruturado ao redor de um Plano de Aprendizagem, focado no aprendizado autodirigido dos estudantes, seguido da prototipação de um módulo para PBL integrado à plataforma ALEX.
Publicado
2020-11-25
Cómo citar
DUARTE DA COSTA, B. J.; SIMÕES DA SILVA, K. R. P³ BL: UM MODELO PARA A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DE PROBLEMAS E PROJETOS AUTÊNTICOS. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 10, n. 1, p. 1219-1228, 25 nov. 2020.
Número
Sección
Artigos
