O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS
Resumen
Os alunos do ensino médio demonstram dificuldades na assimilação de conceitos genéticos, por isso é imprescindível a promoção de um ensino baseado em ações concretas, e o lúdico, por meio dos jogos é um rico e interessante instrumento pedagógico, por isso este trabalho teve por objetivo verificar o potencial do jogo pedagógico como facilitador no processo ensino aprendizagem para o conteúdo de Genética através da visão discente das 25 alunas participantes da pesquisa da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios. Para tanto, foi construído em Etil Vinil Acetato o jogo caça-palavras: procure e aprenda conceitos genéticos, que ocorreu em 3 etapas. A primeira, foi a aplicação de um questionário semi-estruturado, a segunda, aplicação do jogo e terceira, inserção de outro questionário a fim de avaliar o jogo como alternativa de ensino. Os resultados foram analisados de forma quantitativa a fim de demonstrar que o uso de jogos como alternativa facilitadora do processo ensino aprendizagem é eficaz.
Publicado
2020-10-28
Cómo citar
VASCO DE ALBUQUERQUE PEIXOTO, A. L.; GOMES DE ARAUJO, G.; GOMES DE ARAUJO, M. DA S. O JOGO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GENÉTICOS. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 6, n. 1, p. 715-731, 28 oct. 2020.
Número
Sección
Artigos
