REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE FÍSICA
Resumen
Os relatórios de observação que resultam do estágio supervisionado ofertado no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas têm evidenciado ao longo do tempo uma recorrente problemática: a indisciplina escolar e a desmotivação do aluno na disciplina de Física no contexto do Ensino Médio. A partir dessa constatação, surgiu a seguinte questão: o que tem levado os estudantes da Educação Básica à desmotivação e a indisciplina nas aulas de Física? Essa pesquisa investigou essa questão a partir de um estudo teórico/bibliográfico do fenômeno da indisciplina e da desmotivação; análise dos relatórios das disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II ofertadas no segundo semestre de 2009 no curso de Licenciatura em Física da UFAL; análise de formulários de coleta de dados aplicamos junto aos alunos de escolas públicas alagoanas nesse mesmo período de 2009. Como resultados evidenciamos que o fenômeno da indisciplina e da desmotivação está diretamente associado ao que se entende por indisciplina e desmotivação. Explicitado que o cenário escolar está ainda calcado sob alicerces tecnicistas, a indisciplina é compreendida como atos de transgressão à ordem escolar e a desmotivação é a apatia do aluno para com as propostas do professor.
						Publicado
					
					
						2020-10-27
					
				
							Cómo citar
						
						Claudino, F., & Pereira da Silva, I. (2020). REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR E A DESMOTIVAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO DE FÍSICA. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 596-617. Recuperado a partir de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1523
						Número
					
					
				
							Sección
						
						
							Artigos
						
					
							
							