LETRAMENTO E ANALFABETISMO: REFLEXÕES SOBRE CONCEITUAÇÕES, ÍNDICES E DESAFIOS
Abstract
O presente trabalho pretende, primeiramente, esclarecer as razões que deram origem ao termo letramento. Considera-se esse fenômeno como a funcionalidade das habilidades de leitura e escrita, especialmente para atender às novas demandas sociais nas quais o sujeito está inserido. Além de esclarecer esse novo vocábulo, o artigo propõe-se iniciar uma discussão sobre a temática, ressaltando a importância do tema para o avanço da educação brasileira. Para finalizar, serão apresentados resultados de algumas pesquisas de instituições científicas que se preocupam em verificar o nível de letramento da população. Embora, de certo modo, essas estatísticas reflitam a condição brasileira de alfabetização e letramento, elas apresentam consideráveis problemáticas. Isso decorre de algumas dificuldades metodológicas que são encontradas e impedem o seguro mapeamento desse tipo de informação.
						Published
					
					
						2014-08-04
					
				
							How to Cite
						
						Freire, J. A. C., & Barbosa, D. da C. (2014). LETRAMENTO E ANALFABETISMO: REFLEXÕES SOBRE CONCEITUAÇÕES, ÍNDICES E DESAFIOS. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/42
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