AUTORIA EM PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UFAL
Abstract
O presente trabalho investiga a contribuição da produção de vídeos enquanto proposta metodológica para as disciplinas de Projetos Integradores do Curso de Física Licenciatura da UFAL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso que se deu a partir da observação direta das aulas nas disciplinas Projetos Integradores II, III e IV e da aplicação de formulário de coleta de dados com os autores dos vídeos. Dessa experiência, resultaram quatro vídeos do tipo curta-metragem, sendo um humorístico, um telejornal, um documentário e uma videoaula. Da análise dos formulários de coleta de dados, foi possível constatar que os alunos, embora tenham produzido os vídeos, não se reconhecem como autores nesses. Esses alunos reconhecem que tal atividade aumentaria o interesse dos alunos da Educação Básica e superior pelas aulas de Física e revelam a necessidade da produção de material didático de alto nível que favoreça a integração das mídias ao currículo. Como limitadores da proposta metodológica, os alunos apontam que a produção de vídeos de boa qualidade não se constitui tarefa fácil e exige muita dedicação e recursos estruturais que nem sempre estão disponíveis e que por vezes não são de fácil acesso na universidade.
						Published
					
					
						2014-08-04
					
				
							How to Cite
						
						Silva, Ícaro D. da C., & Silva, I. P. da. (2014). AUTORIA EM PRODUÇÃO DE VÍDEOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS PROJETOS INTEGRADORES DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UFAL. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/39
						Issue
					
					
				
							Section
						
						
							Artigos
						
					
							
							