INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL: CARNAVAL NO PROJOVEM URBANO

  • Manuella Alves Gonçalves
  • Amanda Pereira Silva

Abstract

O carnaval é um fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e importante como símbolo da identidade nacional. Diante disso, realizou-se na Escola Municipal Geruza Costa Lima o Projeto denominado: “Carnaval Projovem”, com alunos do Projovem Urbano, Maceió-AL. Os temas gerados pelo projeto foram trabalhados, interdisciplinarmente, por meio de diversas práticas metodológicas. O intuito foi permitir ao aluno um envolvimento com sua realidade socioeconômica e cultural, tornando-o partícipe da prática educativa. Os resultados obtidos através da implementação mostraram que a interdisciplinaridade envolveu e contextualizou o conhecimento do aluno, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Com isso, proporcionou-se aos educadores e educandos uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.

Author Biography

Manuella Alves Gonçalves
Graduação em Geografia (UFAL).
Published
2014-08-01
How to Cite
GONÇALVES, M. A.; SILVA, A. P. INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL: CARNAVAL NO PROJOVEM URBANO. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 1, n. 1, 1 Aug. 2014.
Section
Artigos