USO DE SIGS PARA GERAÇÃO DE MAPAS COM A LOCALIZAÇÃO MÉDIA DO PAU PRETO (DALBERGIA MELANOXYLON) NA MARGEM NOROESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, MG
Abstract
A gestão dos recursos naturais de maneira responsável é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestão ambiental. Para isso, técnicas de sensoriamento remoto têm sido cada vez mais usadas objetivando um melhor e maior auxílio à decisão. Na margem Noroeste (B) do município de São Francisco, Norte de Minas Gerais, localizado na bacia alto-média do rio São Francisco e onde o Cerrado natural sofreu intensa degradação no intervalo de 41 anos (1975-2016), realizou-se o presente estudo, objetivando, através da metodologia de sobreposição de imagens cartográficas, utilizando-se a ferramenta IDW do software Arcgis 10.2 gerar um mapa capaz de apresentar a média populacional do Pau Preto (Dalbergia melanoxylon) por ponto de coleta. Pode-se concluir, após a exitosa experiência metodológica aqui presente, que o mapeamento sobreposto aqui realizado apresenta o Pau Preto (Dalbergia melanoxylon) com uma baixíssima quantidade de indivíduos, com destaque para as regiões Noroeste, Sudoeste, Sudeste e Leste. Haja vista que esta espécie se desenvolve melhor próximo a corpos hídricos, é possível deduzir que a sua distribuição, no passado, atendia essa distribuição, tendo diminuído graças à sua extração irregular. Sugerem-se mais estudos acerca da hipótese aqui proposta de distribuição da espécie em questão ao longo da região Noroeste do município de São Francisco.
Published
2021-12-20
How to Cite
Teixeira de Camargo, P. L., Pereira Martins Júnior, P., Baltazar Teixeira, M., Karla Portes Beserra, R., & Soares Barcelos, T. (2021). USO DE SIGS PARA GERAÇÃO DE MAPAS COM A LOCALIZAÇÃO MÉDIA DO PAU PRETO (DALBERGIA MELANOXYLON) NA MARGEM NOROESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, MG . EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 12(1), 1669 a 1682. Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1826
Section
Artigos
