A LEITURA DE CRÔNICAS POR MEIO DA PROPOSTA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Abstract
A proposta ora apresentada elege como objeto de estudo a leitura do gênero textual crônica por meio da sequência didática. Para a consecução dessa atividade, foi realizada uma pesquisa teórica, que buscou contemplar questões teóricas e metodológicas referentes às concepções de leitura, ao prazer pela leitura, ao processo de formação de leitores, às sequências didáticas. Os resultados deste estudo evidenciaram que é importante propiciar aos alunos diferentes oportunidades de leitura, apresentando os diversos gêneros textuais, em uma perspectiva de interpretação e de interação por meio das estratégias de leitura, que se direcionem para o aperfeiçoamento das habilidades leitoras. Para a realização da atividade, foi elaborada uma sequência didática, conforme proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa estratégia metodológica permite acompanhar e sistematizar a participação, bem como o desempenho dos alunos. A partir das leituras empreendidas e da atividade realizada, foi possível constatar que a concepção de leitura como processo de interação propicia uma sistematização das ações do professor, além de uma participação efetiva do aluno no processo de construção dos sentidos dos textos lidos, o que influencia, substancialmente, o prazer pela leitura.
						Published
					
					
						2020-10-28
					
				
							How to Cite
						
						Franciely Souza, P., Campos Vieira, F., & Ferreira, H. M. (2020). A LEITURA DE CRÔNICAS POR MEIO DA PROPOSTA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 7(1), 815-823. Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1537
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							Artigos
						
					
							
							