PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA

  • Leonora Evangelista Figueiroa IFAL

Abstract

Sem dúvida, a boa formação de professores é um dos maiores problemas que a educação brasileira enfrenta. O problema inicia na educação básica em que a maioria dos jovens decide seu futuro profissional. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Licenciados de todo o Brasil tem acesso ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, fomentado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior–CAPES, através do Ministério da Educação –MEC, No Instituto Federal de Alagoas-IFAL, este foi implementado, a partir de 2013, buscando o aperfeiçoamento na formação dos alunos. Este texto tem por objetivo apresentar a perspectiva do aluno de licenciatura em ciências biológicas, perante sua experiência no (PIBID. Através do programa, os alunos conseguiram a partir da experiência direta com o ambiente escolar, articular na prática a teoria estudada em sala de aula. Através das reais experiências vivenciadas por um bolsista do PIBID, foram abordadas, vivências, mudanças, expectativas e reflexões na vida acadêmica de um licenciando pibidiano.
Published
2020-10-28
How to Cite
EVANGELISTA FIGUEIROA, L. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 7, n. 1, p. 800-806, 28 Oct. 2020.
Section
Artigos