SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE FÍSICA QUE ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Abstract

Este estudo investiga as implicações da formação do professor de física para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou das narrativas autobiográficas de um professor para conduzir a investigação. A partir da análise da narrativa autobiográfica do professor de Física de uma escola particular em Maceió foi possível evidenciar que: os saberes que mais estão presentes em sua prática pedagógica não são os que foram construídos no ambiente universitário; que a aula se torna muito mais interessante quando o professor da universidade tem uma vivência prática no conteúdo que ele desenvolve; que os professores das disciplinas específicas do curso de Física Licenciatura sabiam muito, mas não sabiam definir ao certo a aplicabilidade desses saberes, que nenhuma matéria do curso o preparou para a realidade da escola que as disciplinas pedagógicas não retrataram as dificuldades que seriam encontradas verdadeiramente em sala de aula; que as peculiaridades da EJA não são de conteúdo e sim de contexto; que se faz extremamente necessário e urgente estreitar a distância entre a escola e a universidade, entre os professores da escola e os professores da universidade, entre os saberes da prática e os saberes dos cursos de formação de professores.

Author Biographies

Adalberto Marques de Azevedo Junior, UFAL
Graduação em Engenharia Civil (ADEA).
Ivanderson Pereira da Silva, UFAL
Doutorado em Educação (UFAL). Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Física (UFAL).
Published
2020-10-27
How to Cite
Marques de Azevedo Junior, A., & Pereira da Silva, I. (2020). SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE FÍSICA QUE ATUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 5(1), 618-637. Retrieved from https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1524
Section
Artigos