UMA ONTOLOGIA PARA O MAPA DE CONTEÚDOS E O MAPA DE DEPENDÊNCIAS

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de uma ontologia para representar o Mapa de Conteúdos e o Mapa de Dependências: duas ferramentas pedagógicas, cujo processo de criação é uma metodologia de planejamento de disciplina. O Mapa de Conteúdo que é uma ferramenta que possibilita apresentar a disciplina ou curso através de uma visualização gráfica dos conteúdos e das relações existentes entre os mesmos e do Mapa de Dependências que é uma ferramenta formada por um conjunto de objetivos educacionais relacionados entre si, por meio da hierarquia definida pela Taxionomia de Bloom, apresentados de forma gráfica e por um conjunto de comportamentos necessários para alcançar esse objetivo. O objetivo desta ontologia é fornecer um modelo de representação computacional dessas ferramentas, possibilitando sua reutilização, o compartilhamento do conhecimento e evitar interpretações ambíguas.

Biografia do Autor

Maria das Graças Pereira da Silva
Mestrado em Ciência da Computação (UERN). Graduação em Ciência da Computação (UERN).
Rommel Wladimir de Lima
Doutorado em Engenharia Elétrica (UFRN). Mestrado em Sistemas e Computação (UFRN). Graduação em Ciências da Computação (UFRN).
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Silva, M. das G. P. da, & Lima, R. W. de. (2014). UMA ONTOLOGIA PARA O MAPA DE CONTEÚDOS E O MAPA DE DEPENDÊNCIAS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/46
Seção
Artigos