O encontro dos adolescentes com a literatura a partir de experiências com a leitura

  • Joelma Gurgel IFCE
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Experiências. Ensino médio.

Resumo

O ensino de literatura tem sido um assunto bastante frequente em estudos e discussões, tendo em vista que com o avanço tecnológico, a leitura, principalmente literária em sala de aula está cada vez mais escassa, priorizando-se atividades que visam o acesso às universidades, em geral, os textos literários são usados apenas como pano de fundo para resoluções de exercícios gramaticais. Além disso, observa-se o desafio de envolver os adolescentes em atividades que os interessem, que os convidem a participar de forma mais ativa e crítica no processo de leitura e interpretação de textos literários. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o uso da literatura em sala de aula do ensino médio, a partir das experiências dos adolescentes com a leitura. Trata-se de uma pesquisa narrativa com abordagem qualitativa, buscando discutir os embates provocados pela falta de interesse dos adolescentes nesse tipo de leitura e analisar como convocá-los a terem uma participação mais ativa e critica, diante das leituras apresentadas através das atividades propostas.

Referências

BRASIL. (2006). Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Sobre a leitura e a formação de leitores. São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004.
BRITO, D. (2010). A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela, 4(8), 23-30.
CALLIGARIS, C. (2000). A adolescência. São Paulo: Publifolha.
CANDIDO, A. (2002). Textos de intervenção. São Paulo: Ed. 34/Duas Cidades.
CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias; PEREIRA, Cilene Margarete. O Valor e a Importância da Literatura para a Formação do Homem: dois autores, Machado de Assis e Manuel Bandeira. Revista Travessias, v. 4, n. 3, p. 425-439, 2010.
FREIRE, P. (2011). A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez.
HEIDEGGER, M. (2011). A Caminho da Linguagem. Petrópolis: Vozes.
Instituto Pró-Livro. (2019). Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante.
LAJOLO, M. (2001). Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna.
LEWIS, C. S. Um experimento na crítica literária. Trad. João Luís Ceccantini. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
LIMA, M. C. P. (2006). Sobre a escrita adolescente. Estilos da Clínica, 11(20), 58-71.
NUNES, B. Crivo de papel. São Paulo: Ática: Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Mogi das Cruzes, S.P: Universidade de Mogi das Cruzes, 1998.
RASSIAL, J.-J. (1997). A Passagem Adolescente: Da Família ao Laço Social. Rio de Janeiro: Artes e Ofícios.
SANTOS, R., Ferreira, S. G., & Santos, D. M. (2019). Literatura e psicanálise: a presença do inconsciente na escrita de Clarice Lispector. In I. V. de Sousa (Ed.). Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas (p. 406-418). Ponta Grossa: Atena.
KRAMMER, S. (2000). Leitura e escrita como experiência: seu papel na formação de sujeitos sociais. Acta Alimentaria, 6(31), 17-27.
TODOROV, T. (2009). A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL.
ZACARÉS, J. J. (1997). El desarrollo de al identidade adolescente desde el paradigma de los status de identidade del ego: cuestiones criticas. In Congresso de la Infancia e de la Adolescencia [Comunicação], 3, Oviedo, Espanha, 1997.
ZILBERMAN, R. A. (1990). Literatura e Pedagogia: ponto & contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto.
Publicado
2023-05-05
Como Citar
Gurgel, J. (2023). O encontro dos adolescentes com a literatura a partir de experiências com a leitura. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 14(1), 63-72. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2054
Seção
Artigos