ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA INGLESA E MULTILETRAMENTOS EM UM MUNDO DIGITAL: O QUE FAZER COM O FACEBOOK?

Palavras-chave: Letramento crítico, Formação docente, Língua Inglesa

Resumo

Compreender as possibilidades de uso de redes sociais para um ensino de língua inglesa crítico e reflexivo é fundamental para o atual contexto educacional brasileiro. O estudo investigou como uma perspectiva crítica pode promover, por meio do ensino da língua inglesa e do Facebook, desenvolvimento das habilidades comunicativas e formação crítico-cidadã dos estudantes. A pesquisa foi realizada com estudantes do nível intermediário de língua inglesa do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. Para atingir o propósito da pesquisa, apoiamo-nos teoricamente nos conceitos da perspectiva do letramento crítico e da pedagogia dos multiletramentos. Além disso, discutimos também sobre formação de professores na contemporaneidade. Adotamos a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: plano de aula, diários reflexivos, comentários de alunos, postagens em atividades dos envolvidos no processo em um grupo do Facebook. Os resultados positivos atestam a necessidade de, cada vez mais, fazermos uso das tecnologias digitais para atender as demandas contemporaneas sócio-educacionais dos educandos sem deixar de lado a formação sólida, crítica e cidadã para enfrentamentos das diferenças e injustiças sociais.

Biografia do Autor

Kellyson Wesley da Silva, UFAL
Graduação em Letras - Inglês (UFAL).
Sergio Ifa, UFAL
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Graduação em complementação pedagógica (MACKENZIE).
Publicado
2020-11-25
Como Citar
da Silva, K. W., & Ifa, S. (2020). ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUA INGLESA E MULTILETRAMENTOS EM UM MUNDO DIGITAL: O QUE FAZER COM O FACEBOOK?. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1353-1367. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1629
Seção
Artigos