ENTRE BRINQUEDOS E MEMÓRIAS
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE TROCAS GERACIONAIS
Resumo
Este relato de experiência descreve o projeto de extensão "Bola de Meia, Bola de Gude...: de conversas sobre memórias de brinquedos, jogos e brincadeiras à interação pedagógica com alunos da educação básica", desenvolvido por alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, em parceria com idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI/UEM e crianças e adolescentes de escolas públicas de Maringá, Paiçandu e Sarandi – PR. O objetivo é valorizar as memórias de infância dos idosos e promover interações pedagógicas entre diferentes gerações. A metodologia inclui reuniões semanais divididas em dois momentos: primeiro, rodas de conversa e oficinas de brinquedos com os idosos; segundo, estudo e planejamento de atividades com as crianças. As ações fundamentam-se na pedagogia de Paulo Freire, nas reflexões de Vellas (2009) sobre a terceira idade e nos conceitos de Bosi (1994) relativos à memória e à função social dos idosos. Os resultados indicam que as interações mediadas pelos brinquedos fortalecem a comunicação, a diversão e os vínculos sociais entre as gerações. Destaca-se a importância da extensão universitária na promoção de trocas de experiências e conhecimentos, valorizando o repertório cultural e a vivência dos idosos e superando estereótipos sobre a velhice. Além disso, tal interação contribui para a formação inicial de professores ao inserir os licenciandos em práticas educativas colaborativas, contextualizadas e socialmente relevantes. Ao estimular o diálogo entre gerações, o projeto reafirma o potencial do brincar como linguagem universal que conecta experiências, saberes e afetos, fortalecendo a educação humanizadora e o compromisso social da universidade pública.