EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO VETOR DE INTERNACIONALIZAÇÃO

EXPERIÊNCIA ENTRE UFPR E UNIVERSITÉ RENNES 2

Resumo

Este artigo apresenta uma ação de extensão universitária voltada à promoção da internacionalização acadêmica por meio da cooperação entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Brasil, e a Université Rennes 2 (Rennes 2), na França, realizada no segundo semestre de 2024. A extensão é compreendida como um processo acadêmico, político, social e cultural que articula o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, promovendo a transformação social e a formação cidadã de estudantes e comunidades (UFPR, 2019). Inserida na perspectiva da "Internacionalização em Casa" (IeC), a iniciativa buscou integrar dimensões internacionais e interculturais ao cotidiano acadêmico, sem exigir mobilidade física dos estudantes para outros país. Entendendo a IeC como uma ferramenta estratégica, adaptável às especificidades de cada área do conhecimento e sensível aos contextos local e global, a atividade foi desenvolvida nos departamentos de Comunicação (UFPR) e de Línguas Estrangeiras Aplicadas (Rennes 2), por meio de encontros síncronos e tarefas assíncronas, com grupos mistos de estudantes que elaboraram projetos de comunicação colaborativos bilíngues. Entre os principais resultados, destacam-se o desenvolvimento de competências interculturais, comunicacionais e digitais, o estímulo ao plurilinguismo e o fortalecimento do diálogo intercultural. A iniciativa também ampliou o acesso à internacionalização acadêmica, beneficiando especialmente estudantes que enfrentam barreiras à mobilidade física. Ao articular extensão e internacionalização, a experiência demonstrou ser uma estratégia relevante para promover uma educação inclusiva, crítica e engajada globalmente.

Biografia do Autor

Luciane Boganika, Université Rennes 2

Maîtresse de Conférences (Professora Associada) de Português no Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) e Pesquisadora Permanente na Equipe de Pesquisa ERIMIT | Equipe de Recherches Interlangues: Mémoires, Identités, Territoires, no Eixo REEHL | Recherche sur les Espaces Hispanophones et Lusophones na Université Rennes 2

Publicado
2025-10-22
Como Citar
NAKABA SHIBAYAMA, A.; BOGANIKA, L. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO VETOR DE INTERNACIONALIZAÇÃO. Extifal, v. 3, n. 1, p. 3-16, 22 out. 2025.
Seção
Relato de Experiência