JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DA ESCOLHA PROFISSIONAL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO DE AGRICULTORES NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO – AL
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar como os jovens rurais de pequenos municípios do Agreste alagoano avaliam suas possibilidades de migração ou permanência no campo. Foram entrevistados trinta jovens rurais com idades entre 16 e 25 anos que estavam frequentando o último ano de ensino médio. Para o levantamento dos dados, foi utilizado como instrumento questionário contendo perguntas objetivas e descritivas com a finalidade de serem identificadas informações sobre os fatores que motivam ou limitam as perspectivas de permanência ou migração desse grupo no meio rural. Dados dessa pesquisa mostraram que os jovens manifestam o sonho de permanecer em suas comunidades de origem ou em centros urbanos próximos. Sonho que é abandonado, ou pelo menos prorrogado, pela necessidade de se buscar melhoria em suas condições de vida, situação que a realidade da agricultura familiar não pode oferecer atualmente. O principal motivo para migração é a inexistência de trabalho assalariado no meio rural seguindo-se das dificuldades de acesso a bens e serviços, que na maioria das vezes só encontram no meio urbano. Já no que se refere aos motivos pelos quais os jovens desejam permanecer no campo, destacam-se as relações familiares, seguido dos laços de amizade. Apesar de esses critérios serem motivos de profunda reflexão dos jovens na tomada de decisão, o dilema existente entre migrar ou permanecer é superado, na maioria das vezes, pela busca da realização de seus sonhos profissionais e pessoais.
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Silva, J. R. da, & Batista, C. W. da S. (2014). JUVENTUDE RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR: OS DETERMINANTES DA ESCOLHA PROFISSIONAL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO DE AGRICULTORES NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO – AL. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/55
Edição
Seção
Artigos