GESTÃO DEMOCRÁTICA: HÁ PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL?

Resumo

Este artigo tem o objetivo de expor um recorte de uma pesquisa sobre a participação da comunidade escolar nas escolas públicas municipais de Maceió – AL. Aportou-se em Luck (2006), Paro (2001), Hora (2007), Araújo (2007). A pesquisa delimitou o tempo de análise, que correspondeu ao período de 2005 a 2008. Inicialmente, foram expostas algumas questões que envolvem a gestão democrática na Secretaria Municipal de Educação de Maceió, órgão gerenciador das escolas. As questões tinham também como finalidade mensurar a influência desse órgão no processo democrático vivenciado por essas escolas. Em seguida, iniciou-se o trabalho de campo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a observação, entrevistas semiestruturadas com diretores, professores e técnicos administrativos e grupos focais com alunos e pais. Na análise dos dados foram elencadas cinco categorias, mas neste trabalho a ênfase será dada em duas: ações de participação da comunidade escolar e os seus entraves. Observou-se a existência de espaços participativos, mas sem a essência do exercício democrático de participação nas tomadas de decisões.

Biografia do Autor

Maria das Graças Correia Gomes
Doutorado em Educação (UFPE). Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Pedagogia (UFAL).
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Gomes, M. das G. C. (2014). GESTÃO DEMOCRÁTICA: HÁ PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL?. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/54
Seção
Artigos