GESTÃO DEMOCRÁTICA: HÁ PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL?
Resumo
Este artigo tem o objetivo de expor um recorte de uma pesquisa sobre a participação da comunidade escolar nas escolas públicas municipais de Maceió – AL. Aportou-se em Luck (2006), Paro (2001), Hora (2007), Araújo (2007). A pesquisa delimitou o tempo de análise, que correspondeu ao período de 2005 a 2008. Inicialmente, foram expostas algumas questões que envolvem a gestão democrática na Secretaria Municipal de Educação de Maceió, órgão gerenciador das escolas. As questões tinham também como finalidade mensurar a influência desse órgão no processo democrático vivenciado por essas escolas. Em seguida, iniciou-se o trabalho de campo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a observação, entrevistas semiestruturadas com diretores, professores e técnicos administrativos e grupos focais com alunos e pais. Na análise dos dados foram elencadas cinco categorias, mas neste trabalho a ênfase será dada em duas: ações de participação da comunidade escolar e os seus entraves. Observou-se a existência de espaços participativos, mas sem a essência do exercício democrático de participação nas tomadas de decisões.
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Gomes, M. das G. C. (2014). GESTÃO DEMOCRÁTICA: HÁ PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL?. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/54
Edição
Seção
Artigos