CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E PIRÓLISE DE BORRA DE PETRÓLEO: UMA REVISÃO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as características químicas e o aproveitamento de borra de petróleo através do processo de pirólise. A borra de petróleo é um resíduo constituído de uma mistura de óleos, areia, pedra e água, gerada em tanques de separação água-óleo (SAO) de refinarias de petróleo. Na maior bacia de exploração de petróleo brasileira, Bacia de Campos, responsável por cerca de 80% do petróleo produzido no país, são geradas cerca de 80 toneladas/mês de borra de petróleo e representa um material de difícil tratamento e disposição final para a indústria do petróleo. Atualmente, tecnologias estão sendo desenvolvidas e representam alternativas viáveis para o tratamento e aproveitamento desse material. Dentre essas alternativas, citam-se: os tratamentos térmicos por pirólise, gaseificação e incineração, a reciclagem da borra com a sua incorporação à massa argilosa para a fabricação de blocos cerâmicos na construção civil e a sua disposição em landfarming. A pirólise destaca-se quando comparada com os tipos diferenciados de processos, por gerar produtos (líquidos, sólidos e gasosos), com valores agregados, que podem ser usados, como fonte de combustíveis ou em outros usos relacionados à própria indústria petroquímica.

Biografia do Autor

Marcelo Mendes Pedroza
Doutorado em Engenharia Química (UFRN). Mestrado em Engenharia Civil (UFPB). Graduação em Química Industrial (UFPB).
Gláucia Eliza Gama Vieira
Doutorado em Química Orgânica (UFF). Mestrado em Química Orgânica (UFF). Graduação em Química (UFF).
Camilla Mendes Pedroza
Doutorado em Produção Vegetal (UFAC). Mestrado em Fisiologia Vegetal (UFV). Graduação em Ciências Biológicas (UFPB).
Rui Felipe de Miranda Rios
Mestrado profissional em andamento em Engenharia Ambiental (UFT). Graduação em Engenharia Ambiental (FUMEC).
Arilza de Castilho Pickler
Doutorado em Química (UFRJ). Mestrado em Química Analítica (UFRJ). Graduação em Química (UNIGRANRIO).
João Fernandes de Sousa
Doutorado em Engenharia de Processos (INPL). Mestrado em Engenharia Química (USP). Graduação em Engenharia Química (UFPB).
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Pedroza, M. M., Vieira, G. E. G., Pedroza, C. M., Rios, R. F. de M., Pickler, A. de C., & Sousa, J. F. de. (2014). CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E PIRÓLISE DE BORRA DE PETRÓLEO: UMA REVISÃO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/52
Seção
Artigos