ECONOMIA E COMPLEXO MILITAR NA PERSPECTIVA MARXIANA

Resumo

O presente texto tem como ponto de reflexão a peculiaridade do militarismo enquanto complexo parcial enunciador de algumas das categorias decisivas que constituem o modo de produção capitalista. Busca-se apontar as vicissitudes do complexo militar frente ao desenvolvimento do complexo econômico, entendendo seu desenvolvimento como essencialmente contraditório e desigual, ao longo do processo de constituição das sociedades de classes. Por fim, salienta-se como o complexo industrial-militar emerge como uma alternativa circunstancial ao processo de sobrevivência do capital, à proporção que implica na necessidade de expansão e acumulação do capital pela mediação do Estado e representa ameaça permanente de destruição da humanidade pela ampliação de artefatos bélicos alcançados pela expropriação significativa do trabalho assalariado.

Biografia do Autor

Artur Bispo dos Santos Neto
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFAL). Mestrado em Filosofia (UFPE). Graduação em Filosofia (UFAL).
Publicado
2014-08-04
Como Citar
Neto, A. B. dos S. (2014). ECONOMIA E COMPLEXO MILITAR NA PERSPECTIVA MARXIANA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/41
Seção
Artigos