POLINIZAÇÃO DA ABÓBORA (CURCUBITA MOSCHATA D.): UM ESTUDO SOBRE A BIOLOGIA FLORAL E VISITANTES FLORAIS NO MUNICÍPIO DE SATUBA-AL

  • Diogo de Barros Mota Mélo
  • Anselmo Lucio Aroucha Santos
  • Roger Nicolas Beelen
  • Thiago Silver Lira
  • Dinayza Anita Santos de Almeida
  • Leandro Pereira Lima

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade estudar a biologia floral e os visitantes florais da abóbora (Curcubita moschata D.). O estudo foi realizado no período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010 no Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas. Para determinar a biologia floral, avaliou-se a longevidade, momento de antese, receptividade do estigma além da proporção de flores masculinas/femininas. Os visitantes florais foram coletados ao acaso em diferentes plantas, 10 minutos a cada hora, das 05h às 12h durante três dias. As flores femininas e masculinas abriram às 4h e 30min. O fechamento iniciou às 9h 45min do mesmo dia. O estigma esteve receptivo durante todo o período de estudo. A proporção de flores estaminadas/pistiladas foi de 3,4/1. Trigona spinipes e Apis mellifera foram os visitantes mais frequentes, tendo uma maior incidência de visita das 6h às 9h. O trabalho mostrou que a abóbora é altamente dependente de agentes polinizadores bióticos.

Biografia do Autor

Anselmo Lucio Aroucha Santos
Doutorado em Produção Vegetal (UENF). Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) (UFRRJ). Graduação em Engenharia Agronômica (UFRRJ).
Roger Nicolas Beelen
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR). Mestrado em Sciences Naturelles Appliquées (UCL). Graduação em Zootecnia (UFRN).
Thiago Silver Lira
Mestrado em Zootecnia (UFAL). Graduação em Agronomia (UFAL).
Publicado
2014-08-01
Como Citar
Mélo, D. de B. M., Santos, A. L. A., Beelen, R. N., Lira, T. S., de Almeida, D. A. S., & Lima, L. P. (2014). POLINIZAÇÃO DA ABÓBORA (CURCUBITA MOSCHATA D.): UM ESTUDO SOBRE A BIOLOGIA FLORAL E VISITANTES FLORAIS NO MUNICÍPIO DE SATUBA-AL. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/30
Seção
Artigos