O uso de jogos lúdicos a partir de materiais recicláveis para alfabetização e a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar

  • José Caio IFAL - Campus Marechal Deodoro - Alagoas
  • Inglyds Jaiane
Palavras-chave: Aprendizagem. Conscientização. Natureza. Reutilização. Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo, a alfabetização e a pratica da Educação Ambiental, com um grupo de alunos, das séries inicias do Fundamental I. Utilizando-se, jogos lúdicos, feitos a partir de materiais reutilizáveis, visando a alfabetização e estimulando a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar. Enfatizando a Educação Ambiental, acompanhado da pedagogia e a licenciatura-letras português. Teve-se como linha de pesquisa, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola municipal, localizada no município de Marechal Deodoro - AL. O trabalho em questão, aplica-se a alfabetização e a coleta de materiais reutilizáveis, despertando um pensamento ambientalmente correto. E destacando, a importância da reciclagem e da reutilização no âmbito escolar.

Referências

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico, 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm
BARBOSA, Glaucia Soares. Olhares sobre a Educação Ambiental na escola: as práticas e as estratégias educativas de implementação. Disponível em:
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988
BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF: MEC, 2007.
Clube do Português. Níveis de escrita – pré silábico, silábico, e outros tipos. Disponível em: https://www.clubedoportugues.com.br/niveis-de-escrita/
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
JUSBRASIL – Art.32 Da Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/art.32.da.lei.de.diretrizes.e.bases.lei.9394/96.
KISHIMOTO, T.M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 6. Ed. São Paulo: CORTEZ,1994.
KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.
KLEIMAN, A., Os significados do letramento. Campinas, Mercado das Letras: 1995.
LEAL, Telma Ferraz; MENDONÇA, Márcia; MORAIS, Artur Gomes de; LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos. Fascículo 5. In: BRASIL, Ministério da Educação. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2008. P
LUCKESI, Cipriano Carlos. O Lúdico na Prática Educativa. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, V. 23, nº 119/120, jul/out., 1994.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conceitos de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em:
NEVES, Lisandra Olinda Roberto. O lúdico nas interfaces das relações educativas, 2005. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.html. Acesso em:
PEREIRA, Talismara. Reflexões sobre a potencialidade dos jogos eletrônicos nas aulas de língua inglesa: contribuições atingidas. Anais do I ENNINED: Encontro nacional de informática e educação. 2009.Disponível em: https://www.inf.unoeste.br/ennined/2009/anais/ennined/A01.pdf. Acesso em:
PIAGET, J. (1978). A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo, sonho, imagem e representação (3. ed.). Rio de Janeiro: Zaha. Acesso em:
PIZARRO, E.M.B. Jogo Digital: Um auxílio no processo de alfabetização. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. Acesso em:
PLANALTO. Lei N° 9.795 de 27 de Abril de 1999 – Capítulo 1 da Educação Ambiental. Disponível em:
SOARES, Jiane Martins. A Importância do Lúdico na Alfabetização Infantil . Disponível em:. Acesso em:
SOARES, M. LETRAMENTO – um tema em três gêneros. 4 edição. Ceale. 1998. Acesso em:
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017. Acesso em:
SOUZA, F.M. Coleta Seletiva: Práticas na Escola Municipal João Gualberto da Silva. Matinhos/PR. 2015. Acesso em:
SOUZA, N. V. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA. Revista Marilia – Unesp, 2010. Acesso em:
STREET, B. Letramentos sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. Acesso em:
TERRA, M. R. LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL DOS USOS DA ESCRITA. 2013. Acesso em:
TFOUNI, L.V. Letramento e Alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010. 103p. Acesso em: 24 de jun. de 2022.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação, Brasília, Brasil, 2005. Acesso em: 13 d
Publicado
2024-09-09
Como Citar
Caio, J., & Jaiane, I. (2024). O uso de jogos lúdicos a partir de materiais recicláveis para alfabetização e a prática da Educação Ambiental no ambiente escolar. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 15, 70-87. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2072
Seção
Artigos