Contribuições da literatura para a formação humana dos alunos do ensino médio integrado

  • Joelma Maria Gurgel dos Santos IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Maria Celina Peixoto Lima Unifor - Universidade de Fortaleza
Palavras-chave: Institutos federais. Obras literárias. Adolescentes.

Resumo

Os Institutos Federais têm como base norteadora a formação integrada do aluno, ou seja, buscam conciliar as disciplinas técnicas, que preponderam nessa modalidade de ensino, com as propedêuticas, a fim de ofertar para os adolescentes uma educação que contemple as diversas dimensões do ser humano, para além da preparação para o trabalho. Nesse interim, apresentamos a proposta de inserir a Literatura como ferramenta que pode contribuir para a formação humana dos adolescentes. Apontamos que a interação entre obra, autor e leitor-aluno gera significados múltiplos, atuando sobre o refletir e o indagar, conduzindo à discussão sobre as questões cotidianas. Para isso, fizemos uma pesquisa narrativa a partir da análise dos documentos oficiais que regem as práticas pedagógicas, bem como uma pesquisa bibliográfica sobre a articulação da literatura com a formação humana. Podemos concluir que os textos literários trazem elementos em suas narrativas que podem contribuir para a formação humana dos alunos adolescentes, na medida em que ultrapassam o status de mero entretenimento, ficção e fabulação, visto que as obras literárias, através de suas histórias e personagens, podem constituir-se como meios atuantes nos processos subjetivos de identificação.

Biografia do Autor

Joelma Maria Gurgel dos Santos, IFCE - Instituto Federal do Ceará
Possui licenciatura em Letras/ Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Letras/ Francês também pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Escolar pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e mestre em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza, no qual leciona Inglês nos cursos técnicos, tecnológicos e bacharelado.
Maria Celina Peixoto Lima, Unifor - Universidade de Fortaleza
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon 2 (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), doutorado em Psicologia - Université Paris 13 (2002) e Pos-Doutorado - Université Rennes 2 (2015). Atualmente é professora titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, psicanalista. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: psicanálise, laço social, discursos e práticas institucionais, psicopatologia da infância e da adolescência. E membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Psicanalise e educação"

Referências

AGUIAR, V. & BORDINI, G. M. (1993). Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto.
BRASIL. (1999). Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC.
BRASIL. (2002). PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC.
BRASIL. (2004). Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Retirado de
https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/images/decretos/Decreto_5154-2004.pdf
BRASIL. (2006). Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB.
CANDIDO, A. (2004). O direito à literatura. In A. Candido. Vários escritos (p. 169-191). São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul.
CEREJA, W. R. (2005). Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com Literatura. São Paulo: Atual.
COELHO, N. N. (2000). Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis.
COLOMER, T. (2007). Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global.
COSSON, R. (2006). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. (2019). Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante.
MAGNANI, M. do R. M. (1989). Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes.
RAMOS, M. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, J. (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.
SOUZA, M. A. de. (2013). O perspectivismo nietzschiano e sua aplicação no ensino tecnológico. Communicare, 13(2), 65-78.
STREHL, A. (2000). Educação técnico-profissional e humanismo [Página da Web]. http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2000/Cultura_e_Sociedade/Comunicacao/07_04_24_5247.pdf
VIEIRA, A. (1989). O prazer do texto: Perspectivas para o ensino de Literatura. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.
ZILBERMAN, R. A. (2009). Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 5(1), 9-20.
ZILBERMAN, R. A. (2012). Leitura e o ensino da Literatura. Curitiba: InterSaberes.
Publicado
2022-06-29
Como Citar
Gurgel dos Santos, J. M., & Peixoto Lima, M. C. (2022). Contribuições da literatura para a formação humana dos alunos do ensino médio integrado. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 13(1), 1857-1865. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2053
Seção
Artigos