Estudo sobre as boas práticas de laboratório no campus Ifal Penedo

  • Carlos Miranda da Silva PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - UAB/IFAL
  • Ana Paula Santos de Melo Fiori IFAL Instituto Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino profissionalizante. Laboratório de ensino. Boas práticas de laboratório.

Resumo

Sabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.

Referências

BEREZUK, Paulo Augusto; INADA, Paulo. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum Human and Social Sciences. Maringá, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010.

BRASIL. SMSST. Ministério do Trabalho. Portaria Nº 25, de 29 de dezembro de 1994: Anexo IV NR-5 - Mapa de Risco. Brasília. 1994.
CARDOZO, Edilane dos Santos Alves. Boas práticas de laboratório aplicadas aos laboratórios de ensino dos Colégios Militares do Exército Brasileiro. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
CARVALHO, Paulo Roberto de. Boas práticas químicas em biossegurança. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência. 2013. 732 p.
CRUZ, Joelma Bomfim da. Laboratórios. / Joelma Bomfim da Cruz. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 103 p.
Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Introdução à segurança e técnicas em laboratório. Manual de Segurança e Boas Práticas de Laboratório (BPL). Ceará, 2011. 51 p.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Eunápolis. Ministério da Educação (MEC). Manual de utilização do laboratório de meio ambiente. Acesso em: 16 de dez. de 2020. Disponível em: http://portal.ifba.edu.br/eunapolis/textos-fixos-campus-eunapolis/manual-lab-meio-ambiente-13.pdf. 2017.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Ministério da Educação (MEC). Institucional. Acesso em: 21 de out. de 2020. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. 2020a.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Ministério da Educação (MEC). Cursos. Acesso em: 21 de out. de 2020. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/campus/penedo/ensino/cursos. 2020b.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Campus São Miguel do Oeste. Manual de segurança e boas práticas de laboratório, setor de ciências agrárias. Acesso em: 02 de out. de 2017. Disponível em: http://depe.smo.ifsc.edu.br/wp-content/uploads/2016/09/Manual-de-Seguran%C3%A7a-e-Boas-Pr%C3%A1ticas-Laborat%C3%B3rios-do-IFSC-SMO-VERS%C3%83O-PUBLICADA.pdf.
Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO). Critérios para o credenciamento de laboratórios de ensaio segundo os princípios das boas práticas de laboratório. Norma - DICLA - 028. Brasília. 2003. 30p.
LINO, Adan Santos; TRINDADE, Joana D’Arc da Silva; OLIVEIRA, Charlion Cosme de. Uma ferramenta para o ensino das boas práticas de laboratório e segurança química na formação de profissionais. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química –ReLAPEQ. v.4, n.2(2020). ISSN: 2527-0915.
OLIVEIRA, Marcos Barreira de (Organizador). Manual de boas práticas de laboratório. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. dez. 2018. 73p.
RANGEL, Silvana Valitutto Duncan; SILVA, Marcos Bella Cruz; RANGEL, Luís Alberto Duncan; SOARES, Rosana Aparecida Ravaglia. Segurança em práticas de ensino em Laboratórios de Engenharia. Revista Práxis. Ano VI, nº 12, dez. 2014. ISSN online: 2176-9230.
ROESCH, Silvia Maria Azevedo. Projetos de estágio do curso de administração: guia para pesquisa, projetos, estágios e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo. Atlas. 1999.
Publicado
2022-06-28
Como Citar
Silva, C. M. da, & Fiori, A. P. S. de M. (2022). Estudo sobre as boas práticas de laboratório no campus Ifal Penedo. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 13(1), 1831-1841. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2023
Seção
Artigos