Recomendações de um conceito intuitivo de derivadas em funções polinomiais do 1o e 2o graus, aplicados na cinemática: um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de matemática, Funções polinomiais do 1º e 2º grau, Derivadas

Resumo

Este artigo objetivou recomendar condições para que professores de Matemática consigam trabalhar noções intuitivas de derivadas de funções polinomiais de 1º e 2º graus e seus gráficos, nos anos finais do ensino fundamental, particularmente no 9º ano, aplicadas à cinemática. Metodologicamente, a proposta reveste-se em indicar tópicos de matemática, nem sempre habituais na educação básica, que admitem uma melhor percepção do aluno sobre a importância dos modelos matemáticos para sua vida. Não queremos indicar a obrigatoriedade da resolução de problemas, mas fazer com que professor e aluno possam interagir na interpretação de três particulares textos, contendo caracteres matemáticos, particularmente integrados a funções polinomiais do 1º e 2º grau, derivadas e seus gráficos. A maior intenção da proposta é tornar a matemática uma ferramenta estrategicamente definida para a concepção de modelos da natureza e das coisas. Espera-se que outros projetos, nesta linha de pesquisa, possam ser desenvolvidos em busca de respostas eficientes para o ensino e aprendizagem de matemática.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Intituto Federal de Alagoas (CONSUP) . É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria.

Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, Instituto Federal de Alagoas
Estudante do curso técnico subsequente em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas. Colaborador do programa de Iniciação Científica e membro do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC (Geometria, Álgebra, Combinatória e Lógica) na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.
Janaina Rodrigues de Miranda, Instituto Federal de Alagoas
Técnica em Agropecuária integrado com o médio pelo IFAL - campus Satuba(2013-2015),Técnica em Informatica para Internet pelo IFAL - Campus Rio Largo(2016-2019), cursando Licenciatura plena em Matemática pela UFAL. Participei como membro do grupo NEES - Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (2019-2019).E membro do grupo de pesquisa GALC, certificado pelo CNPq, denominado GALC na Educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins(2019). E Estagiária do NTI - Núcleo de Tecnogia e Informatica UFAL(2019).
Edel Guilherme Silva Pontes, Universidade Estadual de Alagoas
Doutorado em Educação na Universidad de la Empresa (Ude) com Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professor Titular da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Pesquisador e Orientador em programas de Mestrado e Doutorado no Mercosul. Coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa (Nepe) da Uneal. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação, Educação Matemática, Estatística, Probabilidades, Tecnologias e Meteorologia.
Luciano Martins da Silva, Universidad San Carlos
Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC);Mestre em Matemática pela Universidade San Carlos (USC); Pós-graduado em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Finom; Graduado em Matemática pela Universidade Tiradentes (UNIT); Atualmente leciona na área de Matemática na prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal/ BA.

Referências

BECHER, Fernando. Epistemologia do professor de matemática. Porto Alegre: FACED/PPGEdu/UFRGS, 2010. (Relatório de Pesquisa).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAIRES, João Batista Silva; NASCIMENTO, Jorge Costa do. Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado. Eventos Pedagógicos, v.3, n.3, p.390-409, 2012.

CHRISTO, Danilo dos Santos; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. A abordagem dos recursos no processo de ensino do conceito de derivada. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. ISSN 2238-8044, v. 9, n. 1, 2020.

CONCORDIDO, Cláudia Ferreira Reis; BARBOSA, Augusto Cesar de Castro. Uma proposta para o ensino de cálculo diferencial no ensino médio. Disponıvel em:.

CUNHA, Maria do Carmo; MARTINS, Paula Mendes; VISEU, Floriano. A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função. 2014.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática-elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica, 2016.

DA COSTA, André Pereira; DE OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva. Processos de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica: a perspectiva das aulas como experiência formativa no estágio supervisionado. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 13-31, 2020.

DA COSTA, Renato Pinheiro; SOUSA, Camila; CORDEIRO, Leonardo Zenha. O ensino de Matemática na Base Nacional Comum Curricular nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, p. 572-594, 2020.

DA SILVA, Robespierre Cocker Gomes et al. O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 151-162, 2020.

DE SOUSA DIAS, Antonio Alberto. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) NO ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo. Revista Inova Ciência & Tecnologia/Innovative Science & Technology Journal, v. 5, n. 2, p. 64-73, 2019.

ORFALI, F. A conciliação da ideias do Cálculo com o currículo da educação básica: o raciocínio covariacional. 2017. 214 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, João Pessoa, v. 38, p. 105-119, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, v. 16, n. 1, p. 42-49, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Investigação de habilidades matemáticas de estudantes da educação técnica na região metropolitana de Maceió-Brasil. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 3, p. 83-92, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem/Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA: Logical reasoning, Mathematical intelligence, Creativity and Learning. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Noção intuitiva no ato de ensinar e aprender matemática por meio de uma atividade de ensino de sistemas lineares com coeficientes positivos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202106-e202106, 2021.

PRATES, Rosiane Figueredo; DA COSTA BARBOSA, Adriana. O planejamento e a utilização dos planos de aula “nova escola” em matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, n. 3, p. 476-498.

SANTALÓ, L. A. Matemática para não matemáticos. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.).Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 11-25.

SPINA. C. O. C. Modelagem matemática no processo de ensino aprendizagem do cálculo diferencial e integral para o ensino médio. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

WISKE, Martha Stone; BREIT, Lisa. Teaching for understanding with technology. John Wiley & Sons, 2013.
Publicado
2022-05-17
Como Citar
Pontes, E. A. S., Silva, B. H. M. dos S., Miranda, J. R. de, Pontes, E. G. S., & Silva, L. M. da. (2022). Recomendações de um conceito intuitivo de derivadas em funções polinomiais do 1o e 2o graus, aplicados na cinemática: um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 13(1), 1806-1819. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/2020
Seção
Artigos