SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS DE PROFESSORES DE ARTE DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
imaginário social. ensino da arte. educação profissional.
Resumo
Através da Teoria do Imaginário Social de Castoriadis (1982), este artigo tem como objetivo compreender as significações imaginárias que mobilizam os professores de arte de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A partir de uma metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de arte atuantes deste contexto de ensino. A análise de conteúdo (BARDIN, 2006) serviu como base para a categorização e interpretação das narrativas dos docentes. Outros autores como Ferreira (1999), Silva (2006), Brancher e Oliveira (2017), Nóvoa (2009), Henriques (2006) auxiliaram na interlocução e interpretação dos dados. Concluiu-se que ainda há uma visão desvalorizada para o ensino de arte no currículo da educação profissional, porém os professores da área percebem a necessidade deste ensino para a formação cultural, estética e humana dos estudantes.
Publicado
2021-11-11
Como Citar
Bortolin, L., & Brancher, V. (2021). SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS DE PROFESSORES DE ARTE DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 12(1), 1647 a 1660. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1842
Edição
Seção
Artigos