FRACIONAMENTO BIODIRECIONADO DA ATIVIDADE ALELOPÁTICA DA PLANTA MIMOSA TENUIFLORA E IDENTIFICAÇÃO DE SEUS COMPOSTOS FENÓLICOS
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Alelopatia, 													CLAE, 													Jurema, 													flavonoides															
			
			
										Resumo
Compostos fenólicos, pertencentes à classe dos metabólitos secundários, são responsáveis por conferirem à planta suas diversas atividades farmacológicas essenciais à humanidade em suas amplas áreas e podem ser detectados através de diversas metodologias. A Mimosa tenuiflora é utilizada, na medicina popular, como anti-inflamatória, antimicrobiana, analgésica e febrífuga. Tendo em vista, através do levantamento bibliográfico, a ampla utilização de compostos fenólicos em diversas áreas científicas e a vasta atividade farmacológica que a planta apresenta, é passivo que a sua composição química quanto aos metabólitos secundários, pudessem conferir a atividade alelopática. Os objetivos deste trabalho foram elaborar o fracionamento dos extratos etanólicos da casca e da folha do vegetal, identificar e quantificar os compostos fenólicos presentes nesses fracionamentos por meio de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), juntamente com um teste alelopático. Nesse estudo, foi verificado, através do teste alelopático, que a planta em questão apresenta uma alta capacidade de inibição na germinação de plantas daninhas, além de detectados e quantificados seus diversos compostos fenólicos por CLAE, tendo metanol como fase móvel e C18 como fase estacionária. Estes pertencentes à série de flavonóides, como flavonóis, justificando suas atividades alelopáticas apresentadas e questionadas.
						Publicado
					
					
						2020-11-25
					
				
							Como Citar
						
						E C Omena, W., P B Franco, S., S Sousa, J., & P Morilla, D. (2020). FRACIONAMENTO BIODIRECIONADO DA ATIVIDADE ALELOPÁTICA DA PLANTA MIMOSA TENUIFLORA E IDENTIFICAÇÃO DE SEUS COMPOSTOS FENÓLICOS. EDUCTE | Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 9(1), 1075-1086. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1644
						Edição
					
					
				
							Seção
						
						
							Artigos
						
					
							
							