PRODUÇÃO DE SALICILATO DE METILA (GELOL) UTILIZANDO UMA FONTE DE ENERGIA ALTERNATIVA. UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL APLICADA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO.

  • Felipe Vitório Ribeiro Colégio Pedro II, RJ
  • Ana Paula de Oliveira Amorim SEEDUC/RJ
  • Carlos da Silva Lopes Colégio Pedro II, RJ
Palavras-chave: Ensino de química, Experimentação, Síntese orgânica

Resumo

Este trabalho tem como proposta a aplicação de uma atividade experimental de síntese orgânica, em sala de aula, que contextualiza conceitos pertencentes ao currículo mínimo (CM) da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, com princípios de química verde. A proposta envolve uma reação de esterificação em que são explorados conteúdos como reconhecimento de funções orgânicas, conceitos de acidez e basicidade e solubilidade. A metodologia empregada inclui a aplicação, a alunos de uma turma de 3ª série do Colégio Estadual José Maria de Brito em Itaguaí-RJ, de um questionário pré e pós-experimento. O questionário de cunho investigativo analisou o conhecimento dos alunos sobre o uso do micro-ondas, princípios de química verde e tema básicos do CM. A atividade contou com o uso de um micro-ondas doméstico e reagentes para a obtenção do salicilato de metila (Gelol), um importante e famoso fármaco utilizado, em geral, para dores musculares. Uma avaliação qualitativa da atividade mostrou um grande interesse da parte dos alunos e uma concentração diferente da observada nas aulas tradicionais. O resultado dos questionários indicou que após a aula experimental os alunos tiveram mais facilidade em compreender e assimilar os conteúdos abordados, comprovando que as atividades experimentais são ferramentas de grande valia no processo ensino aprendizagem.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Vitório Ribeiro, F., de Oliveira Amorim, A. P., & da Silva Lopes, C. (2020). PRODUÇÃO DE SALICILATO DE METILA (GELOL) UTILIZANDO UMA FONTE DE ENERGIA ALTERNATIVA. UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL APLICADA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1501-1514. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1637
Seção
Artigos