OLIMPÍADAS DE QUÍMICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DE SEUS COORDENADORES
Palavras-chave:
Olimpíadas de Química, Representações Sociais, Ensino de Química
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa recente sobre as Representações Sociais dos Coordenadores de Olimpíadas de Química, acerca dessas mesmas olimpíadas. Os sujeitos de um grupo social constroem um conhecimento coletivo acerca dos objetos da realidade social, compartilhado na comunicação e interação cotidiana. As Olímpiadas de Química no Brasil ocorrem regularmente desde 1996 e com a participação de todos os estados. Elas são organizadas e coordenadas por um grupo de professores de Química, que programa, direciona, prepara, aplica e corrige as provas anuais. Pode-se dizer que o evento tem grande visibilidade social e a visão de seus organizadores (coordenadores) é fundamental em sua construção social. A pesquisa está fundamentada teórico-metodologicamente na Teoria das Representações Sociais (TRS), segundo uma perspectiva psicossocial e cultural elaborada por Serge Moscovici (1961). A realidade vivida por esses coordenadores permite considerá-los como um grupo social e as Olimpíadas de Química como objeto de representação social, uma vez que o conjunto de ideias e crenças que eles possuem é resultante de suas interações sociais. Neste contexto, foram realizadas entrevistas com 43 coordenadores, que estão vinculados, em sua maioria, a instituições públicas de ensino de todos os estados brasileiros. Foi empregado o recurso da indução de metáforas, considerando o papel estruturante destas na linguagem e na elaboração das representações sociais. Ao usar metáforas ligadas ao seu contexto, os sujeitos da pesquisa apontam a correlação entre as Olimpíadas de Química, seu contexto e seus objetivos. Assim, buscou-se conhecer, a partir das representações, a relação percebida pelos coordenadores entre as Olimpíadas e o Ensino da Química.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Chagas, P. (2020). OLIMPÍADAS DE QUÍMICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DE SEUS COORDENADORES. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1477-1499. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1636
Edição
Seção
Artigos