A LEI Nº 13.415/2017 E O APAGAMENTO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA DOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS

  • Ruane Yasmin Cintra Xavier UFAL
  • Crisllen Nayara Oliveira Pontes UFAL
  • Flávia Colen Meniconi UFAL
  • Danillo da Silva Feitosa UFAL
Palavras-chave: Língua espanhola, Professores de espanhol, Ensino em Alagoas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir a calamitosa situação da retirada da disciplina língua espanhola nas escolas de ensino básico em Alagoas. A proposta surgiu a partir das discussões teóricas realizadas na disciplina Língua espanhola 5 do curso de Letras Espanhol da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para coleta de dados, solicitamos aos professores de espanhol participantes da pesquisa que respondessem um questionário aberto sobre os motivos que os levaram a se formar na licenciatura em Letras Espanhol, bem como sobre a retirada do idioma dos curriculos em Alagoas. Para a análise do processo histórico da oferta da língua espanhola nas escolas de ensino básico, utilizamos discussões recentes em torno do assunto (MENICONI; QUEIROZ; SILVA, 2016; BRASIL, 2016; 2017). Assim, por meio desta investigação, pretendemos evidenciar a importância do ensino do idioma nas escolas públicas e particulares, a compreensão do contexto da retirada da obrigatoriedade da disciplina e a visão dos professores de espanhol em torno do assunto.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Cintra Xavier, R. Y., Oliveira Pontes, C. N., Colen Meniconi, F., & da Silva Feitosa, D. (2020). A LEI Nº 13.415/2017 E O APAGAMENTO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA DOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1425-1450. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1634
Seção
Artigos