LEI 10.639/03: O QUE TRANSMITEM OS CURRÍCULOS ESCOLARES? UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE O RIO GRANDE DO SUL E BAHIA.

Palavras-chave: Ensino de História, Currículo Escolar, Lei 10.639/03

Resumo

Este trabalho analisou os parâmetros curriculares da rede pública de ensino dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul, especificamente na disciplina de História para os anos finais do ensino fundamental, observando como abordaram a temática história e a cultura africana e afro-brasileira nos conteúdos escolares, em consonância com a determinação da lei 10.639/03, bem como, com as orientações das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – DNCERER (2005). Analisamos dados e informações sobre cada um dos estados mencionados, devido às proximidades e distanciamentos culturais. Primeiramente, está o Rio Grande do Sul, que é considerado, pelo IBGE (2010), o estado em primeiro lugar no Brasil em números de terreiros de religiões de matrizes africanas, porém, não transparece esta realidade, centralizando a ascendência europeia como fruto da sua cultura local, ao mesmo passo em que os dados do IBGE (2010), também, apontam ser, este, o segundo estado em número de pessoas brancas no Brasil. Em contraponto a isso, vem o estado da Bahia, que, segundo o IBGE (2010), está em primeiro lugar, entre os estados brasileiros, que ocupam pessoas pretas e pardas no Brasil, ao mesmo tempo em que propaga, abertamente, sua íntima relação com as origens culturais africanas, a qual chega a ser majoritariamente afro-brasileira. Desta forma, procuramos analisar como ambos estados estão abordando o que sinaliza a lei 10.639/03 nos seus currículos escolares.

Biografia do Autor

Mayara Cristina Gomes de Brito, UFPE
Mestrado profissional em História (UFPE). Graduação em História (UFPE).
Thiago Nunes Soares, UNIBRA
Doutorado em Historia (UNIRIO). Mestrado em História (UFPE). Graduação em Pedagogia (UCB/DF).
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Gomes de Brito, M. C., & Nunes Soares, T. (2020). LEI 10.639/03: O QUE TRANSMITEM OS CURRÍCULOS ESCOLARES? UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE O RIO GRANDE DO SUL E BAHIA. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1413-1424. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1633
Seção
Artigos