LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZANDO A LUDICIDADE

  • Josinei Ramos Pires da Silva IFAL
  • Géssika Cecília Carvalho IFAL
Palavras-chave: Professor., Letramento, Ludicidade na aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como os professores percebem e utilizam a ludicidade no desenvolvimento e na aprendizagem na Educação Infantil. Por esse viés, tem como objetivos específicos: Elencar elementos teóricos que norteiam a utilização dessas ferramentas na evolução do letramento da criança pequena; Compreender a importância de jogos, brinquedos, brincadeiras, textos e a literatura infantil no auxílio de forma lúdica no letramento das crianças; Analisar as ferramentas lúdicas utilizadas para promover a aprendizagem objetivando o letramento por professores da Educação Infantil de uma escola municipal de União dos Palmares, Alagoas. Como instrumentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a utilização de questionários aplicados com 16 professores da Educação Infantil de uma escola municipal de União dos Palmares, Alagoas. Assim, esses profissionais afirmam que utilizam ferramentas lúdicas em suas aulas como jogos, brincadeiras, brinquedos e textos diversos, mas é notável que a maioria não se utiliza desses recursos frequentemente. Logo, fica evidente que em sua atuação no que se refere ao desenvolvimento da criança em processo de letramento, que o professor precisa planejar e inserir ferramentas lúdicas nas suas aula
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Ramos Pires da Silva, J., & Carvalho, G. C. (2020). LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL UTILIZANDO A LUDICIDADE. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1397-1411. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1632
Seção
Artigos