COVID-19: DELINEANDO COMO PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO ESTUDAM EM ISOLAMENTO SOCIAL.

  • Jackeline Santos Vieira UNEAL
  • Livia Lara Almeida de Souza UNEAL
Palavras-chave: Educação, mudança, práticas

Resumo

Essencialmente, interação, experimentação e contato são muitíssimo importantes na construção de uma base de aprendizado sólida. Assim, é necessário considerar esses pressupostos a educação. Portanto, os objetivos deste estudo foram: entender as denominações de estudo dos sujeitos da pesquisa em questão, apontar possíveis comentários e pontos destacáveis para concepção de conhecimento dos mesmos e ainda meios alternativos e maneiras de enfoque nos estudos que foram desenvolvidos por esses estudantes, especialmente em questão da necessidade de mudança inesperada. Este estudo objetivou buscar a pesquisa qualitativa. A pesquisa ocorreu de forma online, onde um questionário semiestruturado foi disponibilizado aos estudantes através da comunicação por plataformas digitais, principalmente redes sociais. Qualquer pessoa da graduação do 1° até o 8° período pode responder, durante o período de 30 dias, sob égide ao caráter de voluntariedade. Ao observar tais respostas, é possível visualizar a pré-disposição já imaginada: as aulas experimentais dos dois vieses – pedagógicos e científico-laboratoriais – são consideradas muito importantes pelos graduandos e representam total notoriedade no que se refere à questão da formação do sujeito e profissional da área. É possível fazer uma ressalva ao observar as respostas emitidas pelos estudantes, neste período, pois as pessoas que não realizaram nenhum tipo de mudança no quesito estudos, acham pelo menos, que tal hábito é importante. Além disso, os dados percentuais apontam que o período de isolamento social provocou pelo menos, alguma limitação em relação a isto. A partir das análises feitas neste estudo, dos resultados obtidos e da dinâmica das respostas, considerando principalmente, o caráter investigativo que a profissão do professor necessita exercer e os procedimentos práticos e laboratoriais do profissional de Ciências experimentais como a biologia, e ainda tomando como base a aplicação do ensino EAD temporário, percebe-se ocorreram algumas limitações por parte dos graduandos neste período. Algumas disciplinas podem ter tido mais dificuldade, outras menos. Além disso, é necessário ressaltar a questão da proximidade e afetividade tão abordadas neste estudo, como representantes também um possível ponto de agravamento para lacunas existentes nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, conclui-se que a internet e os meios de comunicação social, facilitam muito a vida da sociedade moderna, sem elas muitos serviços e padrões de comunicação seriam fortemente comprometidos ou não existiriam. Porém, algumas questões na vida acadêmica e científica são insubstituíveis. O método EAD fez-se muito necessário, importante e sem dúvidas de grande valia, neste período, porém, algumas lacunas se mostraram presentes, inevitavelmente.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Santos Vieira, J., & Almeida de Souza, L. L. (2020). COVID-19: DELINEANDO COMO PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO ESTUDAM EM ISOLAMENTO SOCIAL. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1369-1381. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1630
Seção
Artigos