LETRAMENTO CRÍTICO E PRODUÇÃO ORAL DE ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA: COLABORAÇÃO E ENSINO SIGNIFICATIVO COM WHATSAPP

Palavras-chave: Letramento crítico, Atividades colaborativas, WhatsApp

Resumo

É desejo de todo professor de inglês fazer com que seus alunos possam usar a língua inglesa para comunicar oralmente suas ideias, planos e argumentos de forma clara, reflexiva, consciente e crítica. Para concretizar esse propósito, a pesquisa realizada com 20 alunos do nível básico 2 do projeto Casas de Cultura no Campus objetivou entender como desenvolver produção oral dos alunos bem como contribuir com a formação crítica. As aulas presenciais eram complementadas com a participação dos alunos em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. A condução das aulas seguia temas sociais pertinentes e urgentes que foram escolhidos pelos estudantes porque lidavam com problemáticas sociais que os inquietavam. Os resultados apontam que a produção oral dos alunos melhorou significativamente com o uso do aplicativo como complemento das aulas presenciais. O engajamento dos alunos é expressivo porque foram motivados a participar das atividades gamificadas, o que resultou em aprendizagem significativa para todos os envolvidos. Os dados revelam a importância do ensino crítico aliado a um ensino de língua inglesa que leva em consideração os interesses e necessidades dos alunos para formação cidadã. Os dados ainda revelam o sucesso do trabalho realizado em ter como objetivo a produção oral em língua inglesa.

Biografia do Autor

Jacksson Feitosa da Silva, UFAL
Graduação em letras (UFAL).
Sergio Ifa, UFAL
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Graduação em complementação pedagógica (MACKENZIE).
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Feitosa da Silva, J., & Ifa, S. (2020). LETRAMENTO CRÍTICO E PRODUÇÃO ORAL DE ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA: COLABORAÇÃO E ENSINO SIGNIFICATIVO COM WHATSAPP. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1335-1351. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1628
Seção
Artigos