PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NA PANDEMIA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Práticas de multiletramento, Ensino remoto, Ensino de Língua Portuguesa, Relato de experiência

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir uma autorreflexão de um professor de Língua Portuguesa sobre as vivências durante o trabalho remoto que vem desenvolvendo no contexto de pandemia da COVID-19. Com isso, este trabalho versa sobre o modo como as práticas de multiletramento estão se constituindo ante esse “novo” cenário educacional, marcado não somente por incertezas e (des)encontros, mas também por possibilidades. A discussão pauta-se, teoricamente, nos estudos acerca dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2010a, 2010b; BUZATO, 2015; LEMKE, 2010; LANKSHEAR e KNOBEL, 2012), os quais nos viabilizam compreender as práticas de leitura e escrita como multimodais, sendo articuladas por meio das tecnologias digitais emergentes. A pesquisa assume um caráter metodológico qualitativo, com abordagem autorreflexiva de análise. A escola campo a qual o professor, sujeito da investigação-ação, está vinculado localiza-se no Agreste de Pernambuco. Essa instituição faz parte de uma rede privada de ensino, tendo como comunidade escolar alunos provenientes da classe média alta. Os resultados trazidos nesta discussão possibilitam um olhar mais pormenorizado para as condições de trabalho refletidas por um professor-pesquisador a partir da pedagogia dos multiletramentos.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, IFAL
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (UFAL). Mestrado em Educação (UFAL). Graduação em Letras: Português/ Inglês (UNEAL).
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Soares dos Santos, M. Álvaro, Santos, L. de F., & de Sousa Cavalcanti, R. J. (2020). PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NA PANDEMIA: REFLEXÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1321-1334. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1627
Seção
Artigos