COMO O ISOLAMENTO SOCIAL AFETA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS EDUCANDOS: UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Livia Lara Almeida de Souza UNEAL
  • Flávia Campos Vieira UNEAL
Palavras-chave: Educação, quarentena, ensino-aprendizagem

Resumo

Compreende-se sobre a atual importância da educação no mundo, assim como, sabe-se da carência de práticas presentes no modelo regular de ensino. Estas, por sua vez tem papel estimulante assim como o afeto, o contato físico e as interações entre indivíduos no processo de ensino-aprendizagem do nível básico ao superior. Pondo isso em tese, o presente estudo de cunho qualitativo tem como finalidade evidenciar como o impacto do ensino remoto tem afetado o desempenho na aprendizagem dos licenciandos em ciências biológicas no Campus II da Universidade Estadual de Alagoas. A pesquisa foi adaptada para uma versão online, disponível via formulário do google, divulgada em redes sociais por meio de grupos de whatsapp, e estes por sua vez compunha como público alvo, graduandos cursando do 1° ao 8° período. O questionário ficou a disposição durante 30 dias, e foi realizado de forma voluntária. Ao observar as dados percentuais obtidos no questionário, confirma-se que a formação profissional do indivíduo pode está comprometida ou limitada como consequência da pandemia do covid-19, assim como mostra um impacto nos vieses pedagógicos, científico e laboratoriais, considerados de tamanha relevância por licenciandos da área. Algumas disciplinas, também podem apresentar maior nível de dificuldade devido a falta de experimentações, debates e interações afetivas, contribuindo para o aumento das lacunas existentes nos processos de ensino e aprendizagem. Portanto, concluí-se que com a adequação tecnológica, passamos a ter um olhar social mais amplo enxergando sociedade e educação próximo de uma relação benéfica e mútua. Porém, ainda não estamos preparados para ofertar um ensino EAD de qualidade em uma situação de calamidade como a que nos encontramos, não quando a forma igualitária de educação e o termo educação para todos passam a ser descumprido diariamente.
Publicado
2020-11-25
Como Citar
Almeida de Souza, L. L., & Campos Vieira, F. (2020). COMO O ISOLAMENTO SOCIAL AFETA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS EDUCANDOS: UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COM GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 11(1), 1287-1301. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1624
Seção
Artigos