TRANSTORNO DEPRESSIVO COMO PREDITOR DE BAIXO DESEMPENHO E EVASÃO ESCOLAR NO GRUPO DISCENTE: IDENTIFICAÇÃO DE CAUSAS E SINTOMAS
Palavras-chave:
Transtorno depressivo, Baixo desempenho, Evasão escolar
Resumo
O presente projeto objetivou verificar as causas que predispõem sintomas de transtorno depressivo no grupo discente e quais são suas influências no rendimento acadêmico e/ou na evasão escolar, e, ainda, apontar quais são os principais sintomas apresentados. Contou-se com uma amostra de 406 alunos, 211 (52%) do sexo masculino e 195 (48%) do sexo feminino, com idade variando de 14 até 20 anos (M=16,17, DP=1,18) e foram utilizados: um questionário composto por questões objetivas e uma escala de medida psicométrica – BDI (Inventário de Depressão de Beck). A coleta de dados ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Arapiraca, nos Cursos Técnicos de Informática e Eletroeletrônica, no modo Integrado, nos turnos matutino e vespertino e para a análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico SPSSWIN em sua versão 22. Tratou-se de um estudo estatístico e partiu-se do pressuposto de que o número de pessoas com algum transtorno depressivo vem crescendo de forma acentuada e, geralmente esses indivíduos, especialmente os adolescentes, não buscam ajuda profissional, desencadeando uma série de consequências ou até agravando o seu quadro. No caso dos estudantes, a consequência pode ser, inclusive, o baixo desempenho e/ou a evasão escolar. Os dados apontaram a presença significativamente alta de transtorno depressivo no Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, à medida que mais de 50% dos alunos apresentaram sintomas indicativos para o quadro. Destes, os homens, apesar de não exporem maiores porcentagem em sintomas que pela literatura são mais caracteristicamente predominantes no sexo feminino (como alterações no humor, fadiga, entre outros) manifestaram porcentagem elevada em sintomas considerados graves ao quadro (como ideação e plano de morte) o que pode sugerir que os dados para o sexo masculino, no Campus Arapiraca, pode indicar uma certa dificuldade em expor, ou simplesmente não identificação de tais sintomas mais característicos em tal grupo, mas não menos importante na gravidade apresentada.
Publicado
2020-11-19
Como Citar
Ramos da Silva, J., Leão de Melo Neto, V., Alves Leandro, J. D., & Freitas de Macedo, J. E. (2020). TRANSTORNO DEPRESSIVO COMO PREDITOR DE BAIXO DESEMPENHO E EVASÃO ESCOLAR NO GRUPO DISCENTE: IDENTIFICAÇÃO DE CAUSAS E SINTOMAS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 8(1), 938-951. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1559
Edição
Seção
Artigos