REMEMORAÇÃO E ESQUECIMENTOS: IMIGRAÇÃO, ALTERIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE INGLÊS

  • Kátia Honório do Nascimento UFMG
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Memória, Narrativa, Inglês

Resumo

Este artigo expõe a narrativa de um professor de inglês de escolas públicas do Vale do Jequitinhonha/MG, que rememora um período de vivência nos Estados Unidos, como imigrante ilegal, e sua posterior formação como professor aqui no Brasil. Segundo Coracini (2011), a memória explicitasse pelos esquecimentos que possuem sentidos, configurando a busca por fragmentos depositados no inconsciente e constituindo a subjetividade dos sujeitos. Ao relatar um fato esquecemos outros, o que nos leva a imbricar ficção e realidade, consciência e inconsciência. Memória é esquecimento, realidade, recordação e ficção, sendo, portanto, significação (CORACINI, 2011). A abordagem teórico metodológica desse estudo é a da teoria discursiva de Pêcheux (1975/2009, 1969/2010), atravessada pela psicanálise freudo-lacaniana (FREUD, 1899/1996, 1914/1996; LACAN, 1964/2008). Para os gestos de interpretação do corpus, encontramos dispositivos linguísticos na materialidade discursiva (DE FINA, 2010), que nos mostram um sujeito (entre)laçando os fios de sua memória ao construir sentidos para sua narrativa e para seu imaginário em seu processo identificatório com a alteridade e seu lugar de origem.
Publicado
2020-11-03
Como Citar
Honório do Nascimento, K. (2020). REMEMORAÇÃO E ESQUECIMENTOS: IMIGRAÇÃO, ALTERIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE INGLÊS. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 8(1), 892-913. Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1556
Seção
Artigos