PROFESSORES DE PORTO NACIONAL E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE

Resumo

Nos últimos trinta anos o ensino tem adquirido novos conceitos diante da sociedade devido às mudanças de concepções sobre a educação e das variações intrínsecas ao trabalho escolar surgidas mediante aceleradas transformações no contexto social. Diante da crise a que passa a profissão professor, vê-se a preocupação com os atenuados índices de licenciados em atuação docente no Brasil, bem como a ausência de estímulo aos professores para permanência na carreira docente. Aumentam-se as exigências em relação ao professor e a valorização e investimentos à sua profissionalização. Por meio deste trabalho estudamos a situação profissional dos docentes da rede de ensino na cidade de Porto Nacional-TO, diagnosticando os desafios da profissão. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e o trabalho classifica-se em um estudo de caso. As etapas da pesquisa foram a análise da proposta de pesquisa e preparação para execução, coleta de dados por meio de questionário semiestruturado, junto ao gestor e docentes de seis escolas estaduais e uma escola municipal e a produção e divulgação dos resultados. Constatamos o descontentamento dos professores frente à sua situação profissional devido, principalmente, aos seguintes fatores: desvalorização da profissão professor, baixos salários e ausência de políticas públicas para melhorias na educação brasileira.

Biografia do Autor

Kênya Maria Vieira Lopes
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestrado em Educação Agrícola (UFRRJ). Graduação em Pedagogia (UFT).
Publicado
2014-08-01
Como Citar
Maria Vieira Lopes, K., & Aires Lopes, A. (2014). PROFESSORES DE PORTO NACIONAL E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE. EDUCTE: Revista Científica Do Instituto Federal De Alagoas, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/14
Seção
Artigos