POESIA NA PONTA DOS DEDOS: A INCLUSÃO DO TEXTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

  • Jaqueline Soares dos Santos IFAL - Câmpus Maceió
  • Jones Dias de Almeida IFAL, Câmpus Maceió
  • Fábio José dos Santos UFAL, IFAL - Câmpus Maceió

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de inclusão do texto poético na educação de surdos, desenvolvida a partir de um projeto de extensão realizado com estudantes surdos da rede estadual de ensino da cidade de Maceió-AL, no primeiro semestre de 2012. O projeto nasceu da necessidade de se levar a poesia – ferramenta de humanização – para a comunidade surda, através da leitura e produção de textos em Libras, com vistas a garantir, entre outros, a ampliação dos conhecimentos de mundo dos sujeitos envolvidos e o potencial expressivo de sua língua materna. Percebemos que o trabalho com a poesia entre os surdos pode contribuir, também, para a socialização do grupo e o senso de pertença à comunidade, o que auxilia no processo de construção da identidade linguística e da formação cidadã dos sujeitos.

Biografia do Autor

Jaqueline Soares dos Santos, IFAL - Câmpus Maceió
Tradutora-intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Bolsista do PIBID. Aluna do IFAL, Câmpus Maceió
Jones Dias de Almeida, IFAL, Câmpus Maceió
Licenciando em Letras-Português pelo IFAL, Câmpus Maceió; Bolsista do PIBID
Fábio José dos Santos, UFAL, IFAL - Câmpus Maceió
Doutor em Estudos Literários pela UFAL; Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFAL, Câmpus Maceió
Publicado
2015-01-17
Seção
Artigos