A Revista de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (EXTIFAL) é uma publicação on-line semestral de acesso aberto que tem como missão divulgar experiências e reflexões acadêmicas relacionadas à extensão acadêmica.

Periodicidade: Publicação com dois números por ano, em periodicidade semestral não fixa. Cada número é lançado conforme a finalização do processo editorial das submissões aprovadas, mantendo a média de duas edições anuais.

Foco e Escopo

A EXTIFAL publica artigos e relatos de experiências relacionadas a ações de extensão que articulem ensino, pesquisa e práticas sociais transformadoras. Ações desenvolvidas no âmbito de programas e projetos de extensão são fortemente encorajadas e bem-vindas. Os trabalhos submetidos devem estar vinculados a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos:

  • Educação: Projetos que promovam acesso, permanência e êxito educacional, valorizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

  • Arte e Cultura: Iniciativas voltadas às manifestações culturais, produção artística, memória social, patrimônio e identidade cultural.

  • Comunicação: Práticas de democratização da informação, educomunicação, mídias comunitárias e produção cultural com foco social.

  • Direitos Humanos e Justiça: Ações voltadas à equidade, cidadania, acessibilidade, diversidade e enfrentamento às desigualdades.

  • Meio Ambiente: Projetos de sustentabilidade, educação ambiental, gestão de recursos naturais e resiliência territorial.

  • Saúde: Iniciativas de promoção da saúde, bem-estar, qualidade de vida e tecnologias assistivas.

  • Tecnologia e Produção: Atividades de inovação social, empreendedorismo, cooperativismo, assistência técnica e inclusão produtiva.

  • Trabalho: Experiências de formação profissional, capacitação para o mundo do trabalho, economia solidária e geração de renda.

  • Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural: Projetos voltados à identidade rural, produção sustentável, turismo de base comunitária, cultura e etnicidade no campo, entre outros.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos submetidos passam por uma avaliação inicial feita pela equipe editorial, que verifica a adequação do texto ao escopo e aos padrões de qualidade da revista. Essa primeira análise pode resultar na rejeição direta, solicitação de ajustes ou encaminhamento para a segunda etapa, a avaliação por pares. Nessa fase, o manuscrito é avaliado por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, em processo duplo-anônimo.

Política de Acesso Livre e de Direitos Autorais

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas obras e autorizam a revista a realizar a primeira publicação. Os textos são publicados sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0, que permite o compartilhamento, desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à revista, sem uso comercial. A revista e os autores têm o direito de disseminar seus trabalhos em repositórios institucionais, plataformas acadêmicas ou sites pessoais, respeitando a integridade da publicação original.