AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE C E PYTHON NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

  • Vinicios Rafael Soares dos Santos Carlos Instituto Federal de Alagoas
  • Renata Imaculada Pereira Soares Instituto Federal de Alagoas

Resumen

Este relato de experiência apresenta uma ação extensionista desenvolvida pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, voltada à iniciação à programação nas linguagens C e Python para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A proposta surgiu diante da necessidade de ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico e contribuir para a inclusão digital de jovens em regiões onde o ensino de computação é necessário. O projeto foi desenvolvido em parceria com escolas públicas, e as atividades ocorreram nos laboratórios de informática do IFAL, com apoio de bolsistas extensionistas. O curso foi estruturado em módulos teórico-práticos, com foco em lógica de programação, estruturas básicas e resolução de problemas. As metodologias ativas, com destaque para o learning by doing, nortearam o processo de ensino-aprendizagem. Durante o projeto, também foram realizadas visitas às escolas para divulgação da ação e uma visita guiada ao laboratório de pesquisa e robótica da instituição, promovendo maior aproximação dos participantes com o ambiente acadêmico. Os resultados evidenciaram a evolução técnica dos alunos, o aumento do interesse pela área da tecnologia e o fortalecimento do vínculo entre instituição e comunidade. A ação reafirma os princípios da extensão universitária ao articular ensino, pesquisa e extensão em diálogo com a realidade local, promovendo formação cidadã e qualificação técnica de jovens em situação de vulnerabilidade digital.

Publicado
2025-11-07
Cómo citar
RAFAEL SOARES DOS SANTOS CARLOS, V.; IMACULADA PEREIRA SOARES, R. AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA O ENSINO DE C E PYTHON NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. Extifal, v. 3, n. 2, p. 18-26, 7 nov. 2025.
Sección
Relato de Experiência