DO LÚDICO AO LÓGICO
TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL COM ROBÓTICA E INTERNET DAS COISAS
Abstract
Este artigo detalha a experiência do projeto de extensão "Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social", uma iniciativa contínua desenvolvida pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca, entre 2022 e 2024. Financiado por editais da Setec/MEC e da PROEX IFAL, o projeto teve como objetivo principal a transformação social por meio da educação tecnológica, buscando combater a baixa proficiência em áreas de exatas e estimular o interesse por carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). A ação atendeu um total de 836 estudantes dos oitavos e nonos anos de escolas públicas, com um foco estratégico em incentivar o ingresso de meninas nas áreas de Ciências Exatas. Por meio de cursos livres de 20 horas, buscou-se despertar o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia dos alunos. A metodologia empregou abordagens ativas, como a cultura maker e a aprendizagem baseada em projetos, utilizando plataformas de baixo custo como Arduino além de incluir visitas aos laboratórios do campus. Além da formação dos jovens, o projeto capacitou professores da rede pública para atuarem como multiplicadores, fortalecendo a articulação entre as redes de ensino. Os resultados foram expressivos: além dos estudantes certificados, o projeto alcançou uma notável participação feminina (cerca de 50,36%), além de publicações acadêmicas. Por uma opção metodológica e ética, os percentuais de satisfação são apresentados apenas como indicadores descritivos de percepção dos participantes e não constituem análise estatística formal. Depoimentos de educadores confirmam a melhora na motivação e autoconfiança dos alunos, que passaram a vislumbrar o ingresso no ensino técnico e superior, reforçando o papel da educação como um poderoso agente de transformação socioeconômica.